Autofit Section
Anexo do Fórum de Valença recebe o nome Juiz de Direito João Dionísio Tolomei
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 01/03/2024 15:35

Anexo do Fórum de Valença


O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro realizou, na manhã desta sexta-feira (1º/3), a solenidade de nomeação do prédio Juiz de Direito João Dionísio Tolomei, anexo ao Fórum da Comarca de Valença. Representando o presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, a juíza auxiliar da Presidência Renata Guarino Martins contou que o homenageado estudou no Colégio Pedro II, foi defensor público, cursou jornalismo, foi defensor em Rio das Flores, passou no concurso para Juiz de Direito, trabalhou em Campos dos Goytacazes, Rio da Flores e em Valença, onde faleceu aos 52 anos. “Eu faço questão de registrar o currículo do Dr. João Dionísio Tolomei para que a comunidade que hoje está aqui tenha ciência do quanto ele fez embora tenha nos deixado tão precocemente. Já diz o ditado que, para você não ser esquecido, você deve deixar marcas”, ressaltou. 

“Toda pessoa que se presta a ser servidor público espera servir o próximo, servir o povo e, de alguma forma, ser lembrado, não necessariamente com uma justa homenagem como essa, mas às vezes com um sorriso, um olhar de tranquilidade ou de esperança de que a justiça foi feita”, acrescentou o juiz Daniel Konder de Almeida, diretor do Fórum de Valença. 

 Em nome da família, o filho do homenageado, o advogado João Matheus Tolomei, agradeceu e lembrou que o pai dedicou a vida à busca pela justiça. “Meu pai, o juiz de Direito João Dionísio Tolomei, foi um exemplo notável de integridade, sabedoria, compromisso com a aplicação imparcial da lei. A decisão do Tribunal de imortalizar o seu nome neste prédio não é apenas um tributo merecido, mas também uma lembrança constante da importância de preservar e honrar os princípios pelos quais ele viveu. Agradeço ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro por essa distinta homenagem. Muito obrigado”, declarou. 

O secretário da Direção do Fórum de Valença Celso Badaue explicou que o prédio principal foi inaugurado em 1974 e o anexo no biênio 1999-2000 para suprir uma necessidade de ampliação dos trabalhos e espaços para acomodar os cartórios frente ao crescimento da comarca, mas não tinha nome. Foi proposta e aprovada no Órgão Especial a homenagem ao juiz João Dionísio Tomolei que foi titular da 2ª Vara de Valença, com competência criminal e fazendária, já que, nesta época, só existiam duas varas na Comarca de Valença. “Era um ser humano fantástico, eu tive o prazer de trabalhar com ele na década de 90. Justa homenagem ao Dr. João Tolomei”, disse. 

 

Carreira 

O juiz de Direito João Dionísio Tolomei ingressou na magistratura do Estado do Rio de Janeiro no ano de 1983, atuando nas comarcas de Campos dos Goytacazes, Rio das Flores e Valença. Também presidiu o Tribunal do Júri e exerceu o cargo de juiz eleitoral. Como professor de Direito Administrativo da Faculdade de Direito de Valença recebeu diversas homenagens da sociedade civil do município, entre elas, o título de Cidadão Valenciano, concedido pela Câmara Municipal de Valença.  

Participaram ainda da cerimônia a viúva do homenageado, a oficial de justiça Carmen Lucia Tolomei; o prefeito de Valença Luiz Fernando Furtado da Graça; e o juiz dirigente do 5º Núcleo Regional Marcelo Costa Pereira. 

 

MB/FS

Foto: Rogério Brito