Autofit Section
CNJ apresenta planejamento de integração de sistemas em reunião no TJRJ
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 31/01/2024 18:44

Presidente da Amaerj, juíza Eunice Haddad; corregedor regional da 1ª região, des. Marcelo Augusto Souto de Oliveira; presidente do TRT 1, des. Cesar Marques Carvalho;  secretária- geral do CNJ Adriana Alves; presidente do TJRJ, des. Ricardo Cardozo; presidente do TRF 2, des. Guilherme Calmon, corregedora Regional da 2ª região, des. Letícia Santis Mello; juíza auxiliar da corregedoria do TJRJ, Daniela Bandeira de Freitas

 

Em reunião realizada nesta quarta-feira (31/1) no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, o Conselho Nacional de Justiça apresentou o Planejamento Estratégico de Conclusão da Integração de Sistemas da Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ-Br), da Qualificação da Base de Dados do Codex e da Difusão e Capacitação dos Produtos entregues pelo Programa Justiça 4.0. Participaram da abertura do evento o presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; o presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, desembargador federal Guilherme Calmon; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, desembargador Cesar Marques Carvalho; a secretária-geral do CNJ, juíza federal Adriana Alves dos Santos Cruz; a juíza auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro Daniela Bandeira de Freitas; a corregedora regional do TRF2, desembargadora federal Leticia de Santis Mello; o corregedor do TRT1, desembargador Marcelo Augusto Souto de Oliveira; e o secretário de Estratégia e Projetos do CNJ, juiz Gabriel da Silveira Matos; e a presidente da Amaerj, juíza Eunice Haddad.

No vídeo exibido no início da cerimônia, o presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso, destacou a importância da adesão de todos os tribunais do país ao Programa Justiça 4.0. “No campo da tecnologia da informação, os esforços do Conselho Nacional de Justiça buscam aumentar a eficiência dos sistemas de justiça digital e, para tanto, é imprescindível concluir a integração dos tribunais brasileiros à Plataforma Digital do Poder Judiciário e ao Codex. Essa colaboração é muito importante porque ela permitirá a integração dentro dos sistemas e o uso de ferramentas nacionais desenvolvidas pelo CNJ que vão tornar a justiça mais ágil e eficiente”, afirmou. Para o presidente do CNJ, o sucesso da plataforma única tem como condicionante a integração plena à PDPJ e a transmissão qualitativa de dados em um tempo razoável para que se permita consultar em um único ambiente todos os processos eletrônicos. “Não se trata apenas de uma meta de gestão, mas de um compromisso nosso, como prestadores de serviço público, de zelar pela eficiência na prestação jurisdicional”, ressaltou.

O presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Cardozo, contou que o tema da reunião sempre foi prioridade em sua administração. “Eu assumi em fevereiro do ano passado a Presidência do Tribunal de Justiça e me propus a dois grandes programas: um de modernização da estrutura administrativa do tribunal e o segundo, e talvez o mais importante, de exatamente alavancar a área tecnológica”, lembrou. “Esse programa tem que dar certo, nós temos que fazer dar certo e, para isso, vocês podem contar com o apoio do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro que é o segundo maior tribunal do país”, declarou. O presidente do TJRJ falou também sobre a necessidade da parceria do CNJ no desenvolvimento dos sistemas. “Estamos todos no mesmo barco, navegando no mesmo mar. O Judiciário tem que estar junto porque o que acontece em um tribunal repercute para todo o Judiciário. A prestação jurisdicional é o foco. Esse é o nosso serviço!”, concluiu. 

O juiz Gabriel Matos, secretário de Estratégia e Projetos do CNJ, explicou que a visita tem um viés estritamente técnico porque trata de projetos de informática complexos, incluindo a implantação do portal de serviços judiciários. “Essa concentração de esforços, neste momento, tem dois focos principais: a efetiva integração dos sistemas do TJ à PDPJ (Plataforma Digital do Poder Judiciário) e o aumento da velocidade da carga de processos e documentos ao CNJ”, afirmou. 

Para a juíza Adriana Cruz, secretária-geral do CNJ, o objetivo do encontro é promover a aproximação e o contato direto do Conselho Nacional de Justiça com todos os tribunais do Brasil. “É preciso também reconhecer o esforço que tem sido feito por todos os tribunais para que nós possamos oferecer soluções tecnológicas eficientes e boas experiências, seja para o nosso usuário externo, seja para o usuário interno”, finalizou.

Em seguida, representantes do CNJ, do TJRJ, do TRT1 e do TRF2 continuaram a reunião para apresentação e debate sobre o cronograma e o desenvolvimento dos trabalhos. 

MB/FS