Autofit Section
Presidente do Nupemec, desembargador César Cury, anuncia medidas de olho no futuro da mediação de conflitos
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 23/09/2022 08:00

Imagem durante a fala do desembargador César Cury (de pé e de lado) e plateia composta por juízes sentados de lado         Presidente do Nupemec, desembargador César Cury, fala sobre estratégias de mediação de conflitos e gestão das demandas para juízes coordenadores dos CEJUSCs

 

O presente com novas ações e o futuro com muitas novidades. Reunido nesta quinta-feira (22/9) no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro com os juízes coordenadores dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos (CEJUSCs), o presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargador César Cury, apresentou estratégias para melhorar a mediação de conflitos e a gestão das demandas de quem procura o judiciário em busca de uma solução rápida e efetiva.

"Essa administração nos deu todas as possibilidades e estamos aqui traçando uma metodologia comum de trabalho com os juízes coordenadores para que nosso trabalho ganhe muito mais qualidade e resolutividade", disse o desembargador.

Um dos exemplos da nova metodologia, de acordo com o magistrado, é criar uma fase prévia ao processo, qual seja, a utilização de métodos consensuais de solução de conflitos.

" Outro ponto que estamos implementando é aprimorar a estrutura interna para, com isso e também outras ações, melhorar qualitativamente a prestação dos nossos serviços", explicou o presidente do Nupemec, destacando que a mediação pré-processual é outra porta de entrada da sociedade junto aos tribunais. Feito o acordo e com uma boa mediação, os conflitos acabam se resolvendo, o que evita a judicialização de processos que poderiam lotar ainda mais o Judiciário fluminense.

Pavimentando o futuro

Uma das novidades anunciadas é a criação de uma ferramenta com inteligência artificial que será disponibilizada no portal do TJRJ para resolver conflitos entre o consumidor e as empresas. O projeto-piloto entrará em funcionamento ainda este ano e a primeira empresa será a Light. 

Com inúmeras reclamações de consumidores no TJRJ, após preencher um formulário disponibilizado no site do tribunal, serão apresentadas propostas de negociações entre a empresa de energia elétrica e o consumidor. Serão duas partes "conversando" e negociando.

O desembargador César Cury destacou a importância da qualificação de todos os envolvidos nos CEJUSCs, anunciou a realização de um concurso para a contratação de residentes jurídicos - pós-graduados da área de direito - e mediadores, como forma de fazer com que o foco das resoluções de conflitos não seja somente no consumidor, mas também em outras áreas.

De acordo com a reorganização do Nupemec, prevista na Resolução TJ/OE 21/2021, foram criadas subcomissões auxiliares, como a coordenadoria de mediação familiar, empresarial, penal, 4.0 e inovação, entre outras. Tudo para modernizar e integrar os conflitos existentes nas mais diversas áreas do Direito, pavimentando o futuro do Nupemec, dos CEJUCs e do TJRJ.

PF/MB

Fotos de Brunno Dantas/TJRJ