Autofit Section
Órgão Especial homenageia desembargador Francisco José de Asevedo que se aposentou depois de 40 anos de magistratura
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 15/08/2022 17:56

Foto sentada do desembargador Francisco José de Asevedo                                                              Desembargador Francisco José de Asevedo fala sobre sua aposentadoria durante sessão do Órgão Especial 

 

“Entrei honrado e saio honrado”. Foi com essas palavras curtas, mas de grande significado, que o desembargador Francisco José de Asevedo se despediu do ofício que trilhou ao longo de 40 anos. 

Em sessão realizada nesta segunda-feira (15/8) pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), o desembargador, que agora se aposenta compulsoriamente, foi homenageado pela Corte com o diploma e a medalha de honra da Magistratura Fluminense.

O presidente do TJRJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, exaltou as qualidades do magistrado e disse, ressaltando que ele entrou honrado, sai honrado e mais: honrou a todos com sua passagem pela magistratura. 

“Hoje o tribunal está em festa, engalanado com sua passagem brilhante de 40 anos pela magistratura do nosso estado. Vossa Excelência entrou honrado, sai honrado e, mais que tudo, honrou a magistratura e é um exemplo para todos nós. Tenha sucesso em novas etapas da sua vida”, disse o presidente do TJRJ. 

Falando em nome do Tribunal, a desembargadora Gizelda Leitão Teixeira desejou ao desembargador Francisco José de Asevedo, que foi um exemplo para todos que conviveram com ele, felicidades em sua nova jornada. 

“A aposentadoria é o início de uma nova vida para quem trabalhou anos a fio e, para o homenageado, chega no momento certo em que encontra-se com saúde, vigor e disposição. É a oportunidade que a vida nos dá para fazer o que quisermos. Para seus companheiros de Câmara, fica seu exemplo de dedicação ao trabalho, e conhecimento jurídico. Sentiremos muito a sua falta. Seja feliz!”, desejou a desembargadora. 

O desembargador Francisco José Asevedo nasceu na cidade de Mocambo, no Ceará, formou-se em direito pela Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ) em 1977, ingressou na magistratura em 1982 e foi promovido a desembargador em 2002. Como desembargador itinerante passou pelas 3ª, 10ª, 15ª e 17ª Câmaras Cíveis e até a data de sua aposentadoria estava na 4ª Câmara Criminal desde junho de 2003. 
 
Ao se despedir, o desembargador agradeceu a homenagem e afirmou que fez apenas o seu dever.
 
PF

Foto: Brunno Dantas/TJRJ