Autofit Section
Tribunal realiza nesta quarta-feira (17/6) ação social com serviços voltados à população idosa
Notícia publicada por Secretaria-Geral de Comunicação Social em 12/06/2026 22h20
Imagem mostra idosos sentados em frente a uma mesa e sendo atendidos por pessoas, também sentadas, em frente a eles
Evento oferecerá diversos serviços à população idosa​​​​


O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) realiza, nesta quarta-feira, 17 de junho, a segunda edição da ação social Justiça para a Pessoa Idosa. Promovido pela Secretaria-Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS), em parceria com a Coordenadoria Judiciária de Articulação das Varas da Infância e da Juventude e do Idoso (Cevij), o evento oferecerá diversos serviços voltados à garantia de direitos e ao fortalecimento da cidadania da população idosa, incluindo registro tardio de nascimento e orientação para o retorno aos estudos. 

Começando às 10h, na parte externa da Lâmina III do Fórum Central, e estendendo-se até as 17h, com limitação de distribuição de senhas de atendimento até as 15h, a programação também contará com atendimentos de saúde, orientação jurídica prestada pela Defensoria Pública e pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de audiências e celebrações de casamento por meio da Justiça Itinerante, entre outros serviços e atividades. 

Ao todo, 34 instituições parceiras participarão da ação, entre elas a Fundação Leão XIII, a Receita Federal e o Sistema Nacional de Emprego (Sine). O evento contará, ainda, com distribuição de livros para incentivo à leitura e uma roda de conversa integrada por especialistas em geriatria e gerontologia, uma promoção com a participação da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 
Censo aponta avanço da população idosa 

A realização da ação ocorre em um contexto de envelhecimento acelerado da população brasileira. De acordo com o último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2022, o Brasil passou a contar com 32,1 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, o equivalente a 15,6% da população. Em comparação com 2010, quando esse grupo era de 20,6 milhões (10,8%), o número de idosos cresceu 56%. 

VM/SF

Foto: Brunno Dantas/TJRJ