Juizado de Violência Doméstica de Belford Roxo inaugura sala de atendimento às vítimas
Juizado de Violência Doméstica de Belford Roxo
O Juizado de Violência Doméstica e Especial Criminal da Comarca de Belford Roxo inaugurou, nesta segunda-feira (03/02), uma sala de atendimento humanizado. O local destina-se à permanência das vítimas que aguardam as audiências ou buscam atendimento no balcão do cartório sobre o andamento de seus processos.
As mulheres que forem realizar pedidos de medidas protetivas também são acolhidas. Com essa sala, elas ficam separadas dos agressores e recebem atendimento, dispondo também de brinquedos para aquelas que comparecem acompanhadas dos filhos.
A juíza Érica Bueno, titular do Juizado, explicou que, após esse primeiro atendimento, se necessário, as vítimas são encaminhadas para uma equipe técnica composta por uma psicóloga e uma assistente social.
“O Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que orienta as atuações jurisdicionais, estabelece a necessidade de adotar as lentes de gênero, com atenção aos direitos das mulheres. O Juizado de Violência Doméstica e Especial Criminal de Belford Roxo tem buscado agir nesse sentido, não somente no aspecto processual, mas também proporcionando um melhor atendimento às vítimas e seus filhos, na tentativa de oferecer um tratamento digno a eles e evitar a revitimização”, destacou a juíza.
Departamento de Comunicação Interna