Fojurj: Jornada de Cooperação Judiciária reunirá os quatro tribunais do Rio em novembro
Estimular a cooperação judiciária entre os tribunais por meio de elaboração de enunciados com recomendações de boas práticas é o objetivo da Jornada de Cooperação Judiciária do Fórum Permanente do Poder Judiciário no Estado do Rio de Janeiro (Fojurj), a ser realizada nos próximos dias 28 e 29 de novembro.
A resolução que institui a Jornada foi assinada na terça-feira (02/09) pelos presidentes do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), desembargador federal Guilherme Calmon; do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), desembargador Henrique Figueira; e do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1), desembargador Cesar Carvalho. As Escolas Judiciárias e os Núcleos de Cooperação dos tribunais integrantes do Fojurj participarão do encontro.
Fojurj
Iniciativa pioneira no país, a união das quatro casas da Justiça no Estado do Rio de Janeiro se deu com a criação do Fórum Permanente do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (Fojurj), em agosto de 2023. O colegiado é constituído pelos presidentes e corregedores (as) das quatro Cortes, e por um grupo operacional, composto por juízas e juízes auxiliares das respectivas presidências e corregedorias.
A iniciativa está de acordo com a Resolução nº 350/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece diretrizes e procedimentos sobre a cooperação judiciária. (Fonte: Fojurj)
Departamento de Comunicação Interna