Autofit Section
Nupemec e Escola de Mediação promovem evento sobre Justiça Restaurativa no âmbito judicial
Notícia publicada por DECOI - TJRJ em 26/02/2024 18:42

No próximo dia 1º de março, magistrados, servidores e representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública do Estado do Rio se reunirão no Auditório Desembargador José Navega Cretton, no 7º andar do Fórum Central, para debaterem o tema “Conexão e Transformação: Justiça Restaurativa no Âmbito Judicial”.

O evento promovido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e pela Escola de Mediação será aberto às 14h pelo desembargador César Felipe Cury, presidente do Nupemec. A palestra inaugural será ministrada por Petronella Maria Boone, doutora em Sociologia da Educação, com tese sobre Justiça Restaurativa. A debatedora será Célia Passos, diretora e fundadora do Instituto de Soluções Avançadas (ISA – ADRS).

“Boas práticas e Justiça Restaurativa” será o tema do segundo painel com os juízes Henrique Assumpção Rodrigues de Almeida, coordenador do Cejusc de Rio das Ostras; Lorena Paola Nunes Boccia, coordenadora do Cejusc de Barra Mansa; e Vanessa de Oliveira Cavalieri, coordenadora do Cejusc de Justiça Restaurativa junto à Vara da Infância e da Juventude da Capital. Também serão expositores a promotora de Justiça Roberta Rosa, coordenadora de Mediação, Métodos Autocompositivos e Sistema Restaurativo do Ministério Público do Rio de Janeiro (Cemear); e a servidora Geovana Faza da Silveira Fernandes, do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6).

A primeira mesa de debates terá a coordenação de Cláudia Ferreira, coordenadora-geral do Nupemec; e a segunda mesa será conduzida pela defensora pública Larissa Davidovich. 

Inscrições
As palestras serão presenciais e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail nupemec.eventos@tjrj.jus.br.

 

Logotipo PJERJ Logotipo NUPEMEC Logotipo Escola de Mediação Conexão e transformação: Justiça Restaurativa no âmbito Judicial 1º Março - 14 às 18h Local: Auditório Desembargador José Navega Cretton - Fórum Central - 7º andar Mesa de Abertura - 14 às 15:30 Desembargador César Felipe Cury - Presidente do NUPEMEC. Coordenação: Claudia Maria Ferreira de Souza - Coordenadora-Geral do NUPEMEC. Palestrante: Petronella Maria Boone - Doutora e mestra em sociologia da educação pela Universidade de São Paulo - USP com tese sobre Justiça Restaurativa. Formação pelo International Institute for Restorative Practices dos Estados Unidos, pelo European Forum for Restorative Justice, pela Fundación para la Reconciliación de Bogotá, Colômbia e a Escola Superior da Magistratura do Rio Grande do Sul, Brasil. Debatedora: Célia Passos - Diretora-Fundadora do ISA-ADRS. Mesa 2 - Boas práticas em Justiça Restaurativa - 15:30 às 18:00 Coordenação: Larissa Davidovich - Defensora Pública do Estado do Rio de Janeiro. Expositores: Geovana Faza da Silveira Fernandes – Servidora do Tribunal Regional Federal - 6ª Região. Henrique Assumpção Rodrigues de Almeida - Juiz coordenador do CEJUSC - Rio das Ostras. Lorena Paola Nunes Boccia - Juíza coordenadora do CEJUSC Barra Mansa. Roberta Rosa - Promotora de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e Coordenadora do CEMEAR. Vanessa de Oliveira Cavalieri - Juíza da Vara da Infância e Juventude da Capital e Coordenadora do CEJUSC de Justiça Restaurativa da Capital. Serão concedidas horas de capacitação pela ESAJ para servidores. Para o cômputo de horas, os servidores devem realizar inscrição pelo e-mail: nupemec.eventos@tjrj.jus.br Público-alvo: magistrados, facilitadores restaurativos, mediadores e servidores do TJRJ Logotipo ESAJ DECOI | DIVIS


Departamento de Comunicação Interna