Autofit Section
Restaurante-Escola Senac TJRJ é reinaugurado
Notícia publicada por DECOI - TJRJ em 05/02/2024 16:38

 

“Meu sonho é abrir meu próprio restaurante. Aprender aqui como funciona uma cozinha é o primeiro passo”, disse Fábio Monteiro, no primeiro dia de estágio no Restaurante-Escola Senac TJRJ. Aos 25 anos, ele reconhece que nesse trabalho está a possibilidade de um futuro promissor.

Depois de um período em obras, o restaurante foi reinaugurado pelo presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, e pelo presidente do Sistema Fecomercio do Rio de Janeiro, Antonio Florencio de Queiroz Junior, na manhã desta segunda-feira, (05/02).

“Aqui é um restaurante-escola que dá oportunidade para os alunos desenvolverem as técnicas e competências adquiridas nas aulas. Para eles, é muito importante a experiência de um restaurante do Tribunal para que possam se colocar no mercado de trabalho”, ressaltou o presidente do Tribunal, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo.

 

“Queremos que este restaurante seja um exemplo para todos os outros do Senac. Aqui os alunos vão atender pessoas com um alto nível, que são formadores de opinião, o que faz com que a nossa criatividade e o nosso empenho sejam cada vez mais exigidos. Com isso, o aluno vai sair para o mercado de trabalho bem preparado”, destacou o presidente do Fecomercio, ao falar da importância da parceria com o Tribunal.

Renata Guarino Martins, juíza auxiliar da Presidência que acompanhou a reformulação do restaurante desde o início do projeto, pontuou: “Com a reinauguração desse espaço nós temos um restaurante renovado, moderno, acolhedor, um ambiente arejado, de modo que as pessoas possam fazer não somente as refeições, mas também conversar com os amigos”.

Estavam presentes os juízes auxiliares da Presidência, magistrados e servidores.

O juiz João Luiz Ferraz de Oliveira Lima, o diretor regional do SENAC Rio, Sergio Ribeiro, o presidente do sistema Fecomercio do Rio, Antonio Florencio de Queiroz Junior, a juíza Renata Guarino, o desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, presidente do TJRJ,  o secretário-geral de logística, Bruno Coelho Silva e a desembargadora Giselda Leitão.

 

O novo espaço

Depois de dois meses de obras, o restaurante abriu com decoração, iluminação e climatização novas. Com capacidade para atender 212 pessoas simultaneamente, deve superar em 25% o número de atendimentos em comparação a 2023, passando de 627 clientes atendidos por dia, em média, para mais de 700.

O modelo de serviço se manteve no sistema self-service a quilo, com a novidade de buffets distribuídos em uma estrutura mais moderna e sofisticada.


 

A reforma

O projeto da reforma, que teve início em dezembro do ano passado, foi realizado pelos arquitetos do TJRJ e do Senac.

Para tornar o espaço mais acolhedor o restaurante foi totalmente repaginado, com nova paleta de cores com tons neutros e amadeirados. Também foi instalado um forro acústico com placas perfuradas e adquiridos novos equipamentos de climatização, além de uma nova iluminação planejada através de pendentes e perfis de led.

Todo o mobiliário do salão foi substituído por mesas em madeira retangulares e circulares, e um lounge com vista para Av. Presidente Antônio Carlos foi criado para proporcionar a degustação de sobremesas e café.

Além da decoração, o restaurante modernizou seus equipamentos para melhor atendimento ao público por meio da aquisição de novos buffets quente e frio e de vitrine refrigerada para exposição de sobremesas. Na cozinha foram implementadas melhorias significativas, incluindo equipamentos de cocção de última geração, encontrados nos principais restaurantes do mundo.

 

Fotos: Rosane Naylor

Departamento de Comunicação Interna