Autofit Section
NUPEMEC comunica o cronograma de “Oficinas de Parentalidade” do primeiro trimestre
Notícia publicada por DECOI - TJRJ em 05/02/2024 15:35

 

Em atenção à recomendação da Corregedoria – Geral de Justiça, para que as partes dos processos de Família sejam preferencialmente encaminhadas para as Oficinas de Parentalidade na fase inicial do processo (Aviso CGJ 704 /2023), o NUPEMEC oferece oficinas presenciais e on-line, via plataforma Microsoft Teams, com duas horas de duração.

Durante as oficinas, os participantes serão orientados para a construção de relações saudáveis e efetivas, por meio de uma abordagem pedagógica e reflexiva sobre o exercício da parentalidade de forma cooperativa, com base no diálogo e na proteção dos filhos.

 

Oficinas on-line

Ministradas por expositores capacitados e cadastrados junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), as oficinas on-line serão nos dias 23/02 e 22/03, com duas opções de horário, às 10h e às 16h.

Os encaminhamentos podem ser realizados pelas Varas, Juizados, Equipes Técnicas Interdisciplinares e Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs) pelo email  nupemec.ofparent@tjrj.jus.br até 05 dias antes da data de realização para envio do link de acesso.

Informações importantes:  

- As partes devem ser comunicadas acerca da data agendada, cabendo ao NUPEMEC apenas o envio do link de acesso à reunião aos participantes;

- O link será enviado ao e-mail fornecido, com até três dias de antecedência;  

- Caso o participante não receba o link no prazo supracitado deverá entrar em contato através do e-mail  nupemec.ofparent@tjrj.jus.br

- O acesso à reunião será disponibilizado a partir de 5 minutos antes do início da Oficina, sendo a entrada admitida por até 10 minutos após o horário agendado;

- Todas as reuniões são ao vivo e confidenciais.

 

Oficinas presenciais   

As oficinas presenciais são realizadas de acordo com o fluxo de processos encaminhados pelas varas de família, seguindo as orientações elencadas pelo CNJ. Ao receber 10 ou mais processos, o CEJUSC poderá solicitar a marcação da Oficina, através do e-mail nupemec.ofparent@tjrj.jus.br, respeitando o prazo de 45 dias de antecedência. O NUPEMEC ficará responsável pela escolha do expositor cadastrado pelo CNJ e encaminhamento do mesmo para a data agendada pelo setor gestor do NUPEMEC.

Caberá ao solicitante da Oficina de Parentalidade presencial as providências para a sua realização. A responsabilidade de comunicar, convidar ou citar as partes é exclusivamente da vara competente e/ou do CEJUSC, seguindo as orientações do CNJ.

A oficina pode ser ministrada no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de cada Comarca ou em outro local dotado de estrutura adequada do Fórum solicitante.

 

Departamento de Comunicação Interna