Autofit Section
E-book dos Comitês de Gênero trata da prevenção e do combate ao assédio
Notícia publicada por DECOI - TJRJ em 05/02/2024 14:55

Tristeza, baixa autoestima, hipertensão, agravamento de doenças pré-existentes, degradação do relacionamento familiar e redução da capacidade de concentração são algumas das consequências de quem sofre assédio moral ou sexual. As pesquisas apontam que a mulher é a vítima mais comum de assédio, principalmente no espaço social do trabalho.

Com o objetivo de conscientizar e prevenir qualquer tipo de assédio, os Comitês de Promoção da Igualdade de Gênero, e de Prevenção e Enfrentamento dos Assédios Moral e Sexual e da Discriminação (COGENs - 1º e 2º graus) do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) disponibiliza o novo e-book “Prevenção e combate ao assédio – O que você precisa saber” no portal do Tribunal.

Trata-se de uma atualização do conteúdo lançado em 2021. O novo livro digital é apresentado pelos COGENs e pelo presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo.

“Os Comitês referidos, em sintonia com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, desenvolvem ações e projetos, voltados ao público interno, com foco na conscientização e na prevenção de qualquer tipo de assédio e de discriminação, bem como oferecem um espaço de acolhimento. A mulher, como é destacado neste manual, é a vítima mais comum do assédio, pelo que precisamos falar, debater, refletir e agir na prevenção e no combate dessa prática, de forma a construir uma sociedade democrática, justa e equilibrada”, ressalta o presidente do Tribunal.

“O COGEN-1º Grau e o COGEN-2º Grau seguem com suas ações e projetos, como publicações, palestras e campanhas, de maneira a difundir conhecimentos que contribuam para obstaculizar a ocorrência do assédio, seja na modalidade moral ou sexual, assim como da discriminação, condutas essas que infelizmente ainda perduram em nossa sociedade e podem acontecer no ambiente de trabalho. Este E-book é mais um instrumento no caminho da prevenção e do combate ao assédio”, destacam os desembargadores Wagner Cinelli de Paula Freitas e Patrícia Ribeiro Serra Vieira, presidente e vice-presidente dos COGENs, respectivamente.

 

O e-book

Com imagens ilustrativas e linguagem simples, o texto esclarece como identificar os assédios moral e sexual, quais os tipos de assédio podem ocorrer, quais as consequências, o que fazer em cada situação, como reunir provas e como denunciar. A publicação ainda explica como ocorre o ciclo da violência e lista canais de denúncia e acolhimento.

O projeto gráfico foi elaborado pelo Departamento de Comunicação Interna – DECOI.

Para acessar o novo e-book, clique aqui

 

Departamento de Comunicação Interna