Autofit Section
Jovens dos projetos sociais do TJRJ participam de palestra sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis
Notícia publicada por DECOI - TJRJ em 01/02/2024 16:02


 

“Esta palestra trará um conhecimento muito importante para vocês, e o conhecimento é o que efetivamente nos liberta”, destacou o secretário-geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS), Antonio Francisco Ligiero, na abertura da palestra “Infecções Sexualmente Transmissíveis”, promovida pela Secretaria.

Jovens dos Programas de Inclusão Social do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro ouviram atentos as orientações da médica infectologista Danielle Provençano Borghi, do Departamento de Saúde do Tribunal (DESAU), nessa quarta-feira (31/01). Durante uma hora, a médica explicou os riscos de contrair doenças como Sífilis, Gonorreia, Herpes, HPV e HIV, mostrou imagens de cada tipo de lesão causada pelas doenças, os riscos de evolução para casos graves que podem levar à morte, e ressaltou a necessidade da prevenção das IST.

“São doenças que ainda têm muito tabu. Parte delas já pode ser prevenida com vacinas, mas é muito importante o uso do preservativo, tanto masculino quanto feminino”, enfatizou a médica.

Também participaram do evento no auditório Desembargador José Navega Cretton, o diretor do Departamento de Sustentabilidade, Luiz Felipe Fleury Corrêa, e a diretora da Divisão de Ação Social e Acessibilidade (DIISO), Marcia Fayad.

 

IST

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. De maneira menos comum, as IST também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas. (Fonte: Ministério da Saúde)

 

Departamento de Comunicação Interna