Autofit Section
Coaps entrega "Selo de Responsabilidade Social" para empresas parceiras
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 18/12/2023 23:23

A Comissão de Articulação de Programas Sociais (Coaps) do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) promoveu, nesta segunda-feira (18/12), uma homenagem a 13 colaboradores. O grupo recebeu o “Selo Responsabilidade Social”, por auxiliarem a comissão na inclusão e acesso ao trabalho de adolescentes em situação de vulnerabilidade social.  

 

A cerimônia foi realizada no Salão dos Magistrados, no térreo da Lâmina III, na Rua Dom Manuel 37, Centro do Rio. Durante o evento, a presidente da Coaps, desembargadora Renata Machado Cotta, destacou que o reconhecimento aos parceiros é um momento de satisfação.

 

“É um reconhecimento e a gratidão do Tribunal de Justiça e da Comissão de Articulação de Programas Sociais às empresas e pessoas naturais que confiaram na seriedade do trabalho e contrataram os jovens aprendizes.  Estamos outorgando esses selos para essas pessoas que apoiaram a gente, que trabalharam com a gente “, destacou a presidente da Coaps.  

 

A magistrada participou, junto com a desembargadora Renata Silvares França Fadel, também membro da Coaps, da entrega dos selos aos colaboradores do projeto.  

 

Foi com alegria e entusiasmo que os donos dos selos receberam a honraria, que poderá ser utilizada pelos premiados por um ano, em suas lojas, escritórios e redes sociais, por exemplo. Alguns eram estreantes na premiação, mas outros, como o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), um jovem veterano na premiação e detentor de dois selos (de 2022 e 2023) . A Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec) foi homenageada por iniciar contribuição efetiva no trabalho da Coaps.  

 

“Ficamos muito felizes e honrados em ter participado dessa iniciativa, de ajudar o jovem que precisa seguir em frente. É muito bom saber que contratamos esses jovens e que eles se empenham cada vez mais a partir da oportunidade. O trabalho muda a realidade da família de muitos, pois parte do dinheiro recebido ajuda dentro de casa. Isso estimula o profissional a querer se dedicar e crescer na sua função ou em outra”, festejou Patrícia Mendes, coordenadora de Recursos Humanos da Fiotec.

 

Mais do que um merecido reconhecimento, a iniciativa chancela a dedicação daqueles que podem e fazem algo em benefício de outros, no caso dando oportunidades a jovens do projeto “Jovem Aprendiz”, coordenado pela Coaps. Uma turma que, por diferentes razões, mas igualada na falta de oportunidades, caminhou por medidas protetivas ou socioeducativas. Desde 2019, 824 jovens já foram beneficiados através do “Jovem Aprendiz.

 

“Quando se faz o trabalho com amor e união, a engrenagem funciona muito bem. Esses jovens são o futuro do país e têm a possibilidade de ter uma vida melhor”, afirmou a desembargadora Renata Machado Cotta.

 

 A expectativa para 2024 é a melhor possível. Segundo a desembargadora, o objetivo é ampliar a iniciativa para empresas do interior do estado que queiram admitir novos jovens. Ela destaca que a criação do Centro de Atendimento Integrado às Pessoas em Situação de Rua localizado na Rua Senador Pompeu s/nº (antigo Restaurante Popular da Central do Brasil) também é uma esperança para ampliar o acesso da população de rua aos serviços públicos, especialmente à Justiça, de maneira a promover a reinserção social e o pleno exercício da cidadania.  

 

Conquistaram o “Selo de Responsabilidade Social” as empresas:

 

 -Comlurb  

-A Nossa Drogaria

-4° Cartório De Registro Civil das Pessoas Naturais

-15° Cartório De Registro Civil das Pessoas Naturais

-Casa & Vídeo

-Bruno Calfat Advogados

-Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec)

-Águas do Rio

-Senai

-Senac  

-Centro de Integração Empresa Escola (CIEE)

-Semove

-Supermercado Vianense

Programa de Aprendizagem

 

Instituída pelo Ato Executivo 46/2019, a Coaps é responsável pelo Programa de Aprendizagem no Poder Judiciário fluminense. Com a ajuda de equipes técnicas, a comissão seleciona e encaminha jovens em situação de vulnerabilidade social aptos a trabalhar e estudar, de acordo com as leis de aprendizagem.

 

O programa técnico-profissional para o desempenho de atividades teóricas e práticas de jovens busca auxiliar seu desenvolvimento na vida acadêmica, profissional e pessoal, além de conscientizar as empresas sobre a contratação de jovens em situação de vulnerabilidade.

 

Objetiva, assim, qualificá-los para o mercado de trabalho, combater a evasão escolar e o trabalho infantil, além de buscar o afastamento dos jovens de situação de vulnerabilidade social.  

 

Para ser aprendiz, o jovem precisa estar matriculado no Ensino Médio ou Fundamental e frequentando a escola ou já ter concluído o Ensino Médio. A aprendizagem é regulada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), segundo a qual todas as organizações de médio e grande porte têm que contratar adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos incompletos, por tempo determinado de, no máximo, dois anos, exceto quando for aprendiz com deficiência. As contratações precisam ser feitas em percentual entre 5% e 15% dos seus empregados.  

 

Ao aprendiz é garantido o salário mínimo/hora, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) reduzido (2%), férias (no mesmo período das férias escolares) e vale-transporte.  

 

 

SV/FS

Fotos: Felipe Cavalcanti