Autofit Section
Alunos do projeto do TJRJ “Estudar para qualificar” recebem o certificado do 1º módulo
Notícia publicada por DECOI - TJRJ em 29/11/2023 20:08

“Essas aulas foram fundamentais para mim. Agora sou o orgulho para minha família. Almejo passar em um concurso público assim que terminar a faculdade.” O planejamento de um futuro promissor é de Yann Tropiano Andrade, aluno do projeto “Estudar para qualificar”, da Secretaria-Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS). Ele participa do programa “Justiça pelos jovens” e, aos 21 anos, cursa o primeiro semestre da faculdade de Direito, graças ao apoio dos projetos de inclusão social do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).

Nesta quarta-feira (29/11), Yann e outros 19 alunos receberam o certificado de conclusão do 1º módulo de Português. Estiveram presentes à cerimônia de encerramento a juíza Ana Paula Barros, auxiliar da Presidência; o secretário-geral da SGSUS, Antônio Francisco Ligiero, e servidores.

A juíza Ana Paula, ressaltou que a educação é um passo importante para o futuro desses jovens: “A educação é o caminho para tudo, sem educação não somos nada na vida”.

O projeto é uma parceria entre o TJRJ e a UERJ, com o apoio da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), que cedeu a sala de aula. Sob a coordenação da professora Márcia Lisboa, as aulas foram ministradas pelas alunas bolsistas da UERJ Izabely Santos Alves da Fonseca e Carolina Santos Martins, ambas alunas do último período de Letras e Literatura.

“A educação transforma pessoas e as pessoas transformam o mundo”, disse Izabely na cerimônia de entrega dos certificados.

“A experiência desse projeto é fundamental para nossa formação como professoras, e ver a evolução desses jovens com o aprendizado é muito gratificante”, destacou Carolina Martins.

 

Estudar para qualificar

O projeto “Estudar para qualificar” é um programa de reforço escolar destinado aos integrantes dos Projetos “Justiça pelos Jovens”, “Jovens Mensageiros” e “Começar de Novo”, todos desenvolvidos, pela SGSUS. A ação contribui para o aprimoramento das competências de leitura e escrita, um dos requisitos fundamentais para o alcance de uma melhor colocação no mercado de trabalho, além de preparar os alunos para as provas de concurso público e para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

 

Departamento de Comunicação Interna