Autofit Section
TJRJ lança campanha no Mês da Conscientização da Auditoria Interna
Notícia publicada por DECOI - TJRJ em 04/05/2023 15:58

Ciente da importância do trabalho do auditor, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro lança em maio, Mês de Conscientização da Auditoria Interna, a campanha “Juntos pela transparência: fortalecendo a cultura de auditoria interna no TJERJ”.

A secretária-geral do Núcleo de Auditoria Interna (NAI), Sthefania Mendonça Rodrigues, explica que a campanha pretende dar visibilidade à atividade de Auditoria Interna: “Muitos não conhecem o trabalho realizado pelo NAI. Por isso, é importante divulgarmos as ações que desenvolvemos, demonstrando como a nossa atuação em auditoria busca, acima de tudo, por meio da realização de avaliações e consultorias, agregar valor e oferecer oportunidades de melhoria para as unidades do PJERJ." 

Entre as ações programadas pelo Núcleo estão a produção e a exibição de um vídeo institucional mostrando o trabalho do auditor interno, palestras com a presença de magistrados e auditores, e ampla divulgação nas redes sociais. A campanha vai ressaltar as atribuições do NAI como unidade integrante do sistema de controle interno e seu papel na avaliação da gestão de riscos e governança institucional.

 

Campanha nacional

Todos os anos, durante o mês de maio, o Instituto Internacional dos Auditores Internos (The IIA) incentiva os profissionais, departamentos e institutos de todo o mundo a promoverem ativamente o valor da profissão de auditor.

Desde 2020, o Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil) promove a campanha nacional IIA May Brasil, premiando as empresas e instituições sediadas no Brasil que desenvolvem as melhores ações de conscientização da profissão durante o “Mês de Conscientização da Auditoria Interna”.

As premiadas em 2023 serão conhecidas e homenageadas durante o 43º Congresso Brasileiro de Auditoria Interna (Conbrai), que ocorrerá de 26 a 28 de novembro. Elas receberão um selo exclusivo do IIA Brasil e uma premiação de reconhecimento.

 

Palestras

Nos dias 11 e 22 de maio, o NAI promoverá um ciclo de palestras sobre o trabalho da auditoria interna, no Auditório Paulo Roberto Leite Ventura, na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). Os dois encontros contarão como horas de capacitação pela ESAJ.

O primeiro evento, dia 11, às 15h, terá como tema “Auditoria Interna e Compliance” com palestras do auditor-geral do Estado, Cid do Carmo Junior, e da auditora-chefe da Auditoria Interna do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ), Patrícia Fernandes Marques, com mediação do secretário-geral de Governança, Inovação e Compliance, Carlos Brasil.  Participarão da abertura a secretária-geral do Núcleo de Auditoria Interna do Tribunal, Sthefania Mendonça Rodrigues e a diretora da Escola de Administração Judiciária (ESAJ), professora Lucia Frota.

O presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, abrirá o segundo encontro, que tratará do tema “Auditoria interna: um pilar para a transparência e prestação de contas”, no dia 22, às 15h.

O presidente do TCE-RJ, conselheiro Rodrigo Melo do Nascimento, e o controlador-geral do Estado, Demétrio Abdennun Farah Neto, serão os palestrantes. Também participarão do evento a secretária-geral do Núcleo de Auditoria Interna, Sthefania Mendonça Rodrigues; o secretário-geral de Governança, Inovação e Compliance, Carlos Brasil; e a diretora da ESAJ, professora Lucia Frota.

 

Departamento de Comunicação Interna