O que é Mediação?
- Estrutura Administrativa
- Perguntas e Respostas sobre Mediação
- Cursos de Conciliadores e Mediadores Judiciais
- O Procedimento da Mediação
- Solicitação de Mediação Pré-Processual
- Informativos
- Encontros Acadêmicos
- Semana Nacional da Conciliação
- Agenda Concentrada
- Câmaras Privadas
- Cartilhas
- Normatização
- Programa de Aprimoramento em Mediação - PAM
- PASCE'S
- CEJUSC
- Oficina de Parentalidade
- Conciliadores e Mediadores Judiciais
- Capacitação de Mediadores e Conciliadores Judiciais
- Cadastro Nacional de Mediadores e Conciliadores Judiciais
- Formulário para Conciliador Judicial
- Requerimento de Inclusão/exclusão de Nome Social
- Formulário para Mediador Judicial
- Código de Ética do CNJ para Mediadores e Conciliadores
- Atuação do mediador/conciliador advogado
- Orientação aos observadores
- Homenagens/Agradecimentos/Prêmios
- Links Úteis
- Relatório Biênio 2019/2020
- Dados Estatísticos
- Grupo de Trabalho
- Fonamec
- Covid-19
- Mediadores Judiciais em Atuação no TJRJ
- Mediadores Comunitários em Atuação nos Centros Comunitários Conveniados Com o TJRJ
- Vídeos NUPEMEC
O que é Mediação?
O que é Mediação?
A mediação é um processo voluntário que oferece àqueles que estão vivenciando uma situação de conflito a oportunidade e o espaço adequados para conseguir buscar uma solução que atenda a todos os envolvidos.
Na mediação as partes expor seu pensamento e terão uma oportunidade de solucionar questões importantes de um modo cooperativo e construtivo. O objetivo da mediação é prestar assistência na obtenção de acordos, que poderá construir um modelo de conduta para futuras relações, num ambiente colaborativo em que as partes possam dialogar produtivamente sobre seus interesses e necessidades.
Como a Mediação pode Ajudar?
A mediação é uma oportunidade única de falar com profissionais especializados, expondo problemas a serem resolvidos em cada caso, sem o custo emocional e financeiro de um processo judicial. A mediação acaba com a imprevisibilidade do desfecho do processo e concede às partes o tempo necessário para alcançar a solução de seus problemas cuja resolução, às vezes está além da capacidade de decisão do Juiz.
Quem são os mediadores?
Os mediadores do Tribunal são extensivamente treinado, o que lhes permite identificar as questões mais importantes, para atender às necessidades das partes, ajudando-os a encontrar alternativas para o alcance de um acordo. Os mediadores são neutros: não dão conselhos, nem tomam decisões, eles facilitam um diálogo positivo, criando uma atmosfera propícia à identificação das reais necessidades de ambas as partes, bem como o interesse dos seus filhos.
A mediação é Confidencial?
Sim! Tosas as matérias discutidas e reveladas são protegidas pela política de sigilo e confidencialidade. Com a exceção do acordo obtido, nada que foi dito ou revelado na mediação será utilizado no Tribunal, sendo de se ressaltar que os mediadores são impedidos de testemunhar sobre os casos que atuaram. Os mediadores só estão dispensados do sigilo na hipótese do conhecimento de prática delituosa.
Quem participa da mediação?
Comparecem à mediação:
- As partes do processo (se a matéria é de família, os cônjuges, pais ou guardiões).
- Os advogados.
- Mediador(es).
- Observador(es) (um outro mediador que acompanha o procedimento).
O que acontece na mediação?
Os mediadores conduzem um diálogo direcionado para as questões em debate. Os mediadores falarão com as partes em conjunto ou separadamente, solicitando que cada parte anote por escrito todas as questões que queiram debater. As sessões têm normalmente duas horas de duração, e um caso, em média, carece de três a quatro sessões para que se alcance uma solução.
O que acontece depois da mediação?
Se as partes chegarem a um acordo, o mediador vai redigi-lo juntando ao processo para homologação pelo juiz da causa ou, nos casos pré-processuais, pelo juiz coordenador do CEJUSC.