Autofit Section

Apresentação

Coordenador da Área de Estudos Especiais: Desembargador Antonio Carlos Esteves Torres


A área dos Estudos Especiais é de extrema relevância na atuação do CEDES, mesmo em âmbito paralelo ao de preferência regimental estabelecido pelo art. 1º, da Resolução OE nº 04/01 (cuidar de matérias controvertidas e de inovações na ordem jurídica ensejadoras de litígios).

Tal aspecto de suplementariedade permite a realização de discussões voltadas para uma visão de conjunto que, no pensamento de um grande físico, forma uma personalidade, diferentemente da especialização exagerada, que, segundo a mesma concepção, assemelha o homem a uma máquina utilizável.

Tratar de temas como idiomas e filosofia, esta de envergadura intelectual indubitavelmente mais ampla, proporcionará ao magistrado decidir de forma concisa, simples e clara, sem perder a elegância e a profundidade da sua exposição, além de indicar, intimamente e sempre, o caminho para o que é moralmente apropriado.

A coleta de produções jurídicas afinadas com os objetivos institucionais do CEDES e sua divulgação na respectiva página eletrônica correspondem à expressão goethiana, de que "palavras e efeito, ação e consequência, permanecem eternamente vinculados".

É neste contexto que emergirão os debates mais profícuos.