Autofit Section
CEPROC: reunião no Gabinete da Corregedoria conclui primeira etapa de implantação
Notícia publicada por Secretaria-Geral de Comunicação Social em 12/01/2026 16h34

CEPROC: reunião no Gabinete da Corregedoria conclui primeira etapa de implantação

Concluída a primeira etapa da implantação da Central de Processamento (CEPROC), o corregedor-geral da Justiça, desembargador Cláudio Brandão de Oliveira, reuniu os chefes das serventias que integram a Central. Foram dois encontros presenciais, no gabinete da Corregedoria, e um virtual, com os representantes das varas empresariais e de Fazenda Pública, ambas da Capital, e das varas cíveis de Macaé e das regionais da Barra da Tijuca e Jacarepaguá.

Durante os encontros, nesta segunda-feira, 12 de janeiro, o corregedor conversou com os servidores sobre os ajustes necessários na busca de um trabalho de excelência na CEPROC. Os juízes Juliana Lamar Pereira Simão e Josué de Matos Ferreira, auxiliares da Corregedoria, participaram do encontro.

Resultados da CEPROC

A implantação da Central reduziu os prazos de movimentação. Os processos das varas empresariais eram movimentados, em média, a cada 87 dias. Em dezembro, até o dia 14, apenas três meses após o início do novo modelo, esse prazo foi reduzido para 28 dias — uma diminuição de cerca de 70%. Nas varas de Fazenda Pública, o tempo médio de movimentação caiu de 29 para 19 dias, entre setembro e dezembro.

Já as varas cíveis registraram um prazo médio de movimentação de 38 dias em dezembro, até o dia 14, número inferior ao mês de novembro, que apresentou prazo de 48 dias. Neste mesmo mês de novembro, as varas cíveis tinham um acervo de 83.781 processos. No mês seguinte, esse número foi para 64.512, uma redução de 23%, com quase 20 mil processos a menos.

Veja os gráficos: