Autofit Section
Gestão estratégica e soluções tecnológicas marcam o desempenho da DGAPE em 2025
Notícia publicada por Secretaria-Geral de Comunicação Social em 26/12/2025 22h23

Gestão estratégica e soluções tecnológicas marcam o desempenho da DGAPE em 2025

Melhoria no atendimento ao usuário e eficiência na divisão do trabalho. Esses foram alguns dos resultados positivos da Diretoria-Geral de Planejamento e Administração de Pessoal (DGAPE), em 2025.

Um sistema de gestão que envolveu estratégias, decisões, monitoramento do desempenho e busca de soluções tecnológicas permitiu a eficácia no suporte aos 9 mil 766 servidores da 1ª instância.

São de responsabilidade da Diretoria-Geral as ações voltadas ao fortalecimento do planejamento e da administração de pessoal da 1ª instância, de acordo com os artigos 187 a 191, do Anexo à Resolução TJ/OE n° 17/2025. Entre as atribuições estão propor a política de lotação e produtividade do pessoal e implementá-la após aprovada pelo corregedor-geral;  supervisionar o estudo de lotação de que participem as unidades integrantes de sua estrutura organizacional;  exercer as atividades necessárias para a realização do Teletrabalho, com base nas diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ); controlar a lotação de vagas excedentes de estagiários disponibilizadas à Corregedoria; fomentar boas práticas junto às unidades ligadas à Corregedoria realizando a premiação anual do Selo de Boas Práticas.

Composta de 23 servidores, 13 colaboradores e 5 estagiários, que trabalham nas três divisões do Departamento de Administração de Pessoas: Divisão de Análise de Dados da Pessoa, Divisão de Planejamento de Pessoal e Divisão de Administração de Pessoal, a DGEAPE enfrentou alguns desafios em 2025. Um dos mais importantes foi administrar o aumento expressivo do número de nomeações e de exonerações de secretários de magistrados, com a transformação de seus símbolos remuneratórios (cargos). Foi também realizada a regulamentação das indicações para cargos e funções de confiança (Aviso 346/2025).

Com a criação de um núcleo específico para o primeiro atendimento e uma melhor divisão do trabalho, foi possível receber, em média, 280 ligações mensais, deslocando o atendimento para uma equipe própria e aumentando o desempenho das equipes de processamento.

Painéis interativos relacionados ao pessoal ligado à Corregedoria Geral da Justiça proporcionaram uma visão sistêmica das áreas de atuação da Diretoria por meio da criação de indicadores e rotinas estratégicas.