Corregedoria participa de seminário pelos dez anos da Lei Brasileira de Inclusão - Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro
- Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro
- Notícias
- Notícia
- Corregedoria participa de seminário pelos dez anos da Lei Brasileira de Inclusão
Corregedoria participa de seminário pelos dez anos da Lei Brasileira de Inclusão
O corregedor-geral da Justiça, desembargador Cláudio Brandão de Oliveira, integrou a mesa de abertura do seminário comemorativo pelos 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), nesta sexta-feira, (12/8). "Justiça e Inclusão em Movimento” foi um encontro promovido pela Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), no Plenário Ministro Waldemar Zveiter, no Fórum Central.
O evento contou com o apoio do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-RJ), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio (OAB-RJ).
Foram debatidos temas como saúde, educação, assistência e previdência social, direito ao trabalho, capacitismo e voto, acesso à justiça, curatela e processo de decisão apoiada.
Além do corregedor, estavam presentes na mesa de abertura o presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Couto de Castro; o presidente do TRT1, desembargador Roque Lucarelli Dattoli; o 3º vice-presidente do TJRJ, desembargador Heleno Ribeiro Pereira Nunes; a presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TJRJ, desembargadora Regina Lúcia Passos; o juiz federal auxiliar da Presidência do TRF2, Eduardo Brandão; a vice-presidente da Diretoria da Pessoa com Deficiência da OAB-RJ, Ana Claudia Correia; a coordenadora da Coordigualdade do Rio de Janeiro, procuradora Fernanda Barboza Diniz; o procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Antônio José Campos Moreira; e o defensor público-geral do Estado do Rio de Janeiro, Paulo Vinícius Cozzolino Abrahão.
Além das mesas de debate, uma exposição do artista autista Thor Kopperud marcou o encontro. Diversas peças feitas em biscuit estavam em exibição, incluindo obras autorais e personagens de filmes e desenhos animados.
O evento foi encerrado com uma apresentação musical da cantora Deborah Sampaio, acompanhada pela professora da escola de música M&C, Valeria Sampaio, no piano, e pela juíza do trabalho e integrante da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TRT1, Mônica Cardoso, na flauta. (Fonte: SGCOS/TJRJ)
Fotos: Brunno Dantas
NM/ASCOM