Autofit Section
Tribunal de Justiça do Rio assina convênio para uso de sistema eletrônico de informações
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 05/10/2018 14:47

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Milton Fernandes de Souza, assinou nesta sexta-feira, dia 5, termo de cooperação técnica com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região para uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Também assinaram o documento para usar o programa o vice-almirante Wilson Pereira de Lima Filho, presidente do Tribunal Marítimo, e Carolina Chaves, diretora-geral do Arquivo Nacional.

A ferramenta foi desenvolvida para gerenciar informações institucionais internas de forma rápida e clara, substituindo os procedimentos físicos. O presidente do TJRJ destacou que as oportunidades oferecidas pela era tecnológica precisam ser aproveitadas para aprimorar a prestação jurisdicional.

“É um momento muito importante, pois esse trabalho conjunto que difunde boas práticas entre os órgãos é algo fundamental. A cooperação entre as instituições precisa ser incentivada para melhorar o serviço público e, consequentemente, o atendimento à população”, afirmou o desembargador.

O acordo tem vigência de 60 meses e passa a vigorar a partir da data da assinatura. Entre as medidas que deverão ser cumpridas pelo Tribunal de Justiça do Rio, estão o sigilo e o uso adequado dos dados do SEI, que não deverão ser transferidos para terceiros que não tenham vínculo com o TJRJ; a capacitação do corpo técnico para atendimentos e a prestação de suporte aos usuários.

O presidente do TRF-4, desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores, destacou as qualidades da ferramenta, como facilitar o trabalho dos servidores e a economia de recursos.

“É um privilégio poder ceder o SEI para outros órgãos. É um recurso moderno e ecológico que tem gerado economia para as instituições e melhorado a prestação de serviços”, disse.

As necessidades e desafios do mundo tecnológico foram citados pelo vice-almirante Wilson Pereira de Lima Filho para agradecer a cessão do SEI pelo TRF-4.

“Como um país marítimo, nós precisamos desse apoio técnico para resolver nossas questões. Ficamos satisfeitos e temos certeza de que o acordo vai ajudar na evolução do nosso serviço”, celebrou.

Para Carolina Chaves, o dispositivo chega ao Arquivo Nacional em um momento crucial para a preservação da memória e da cultura no Brasil.

“É muito significativo que o acordo tenha sido assinado agora. Buscamos essa parceria com a expectativa de que a gestão de documentos seja aprimorada, o que será um avanço na conservação da história brasileira”, avaliou a diretora.

JGP/SF

Fotos: Luis Enrique Vicent/TJRJ

Galeria de Imagens