Autofit Section
TJRJ promove primeiro pregão eletrônico pelo sistema Comprasnet
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 25/07/2018 18:14

No primeiro pregão eletrônico realizado nesta terça-feira, dia 24, pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) pelo sistema Comprasnet, 46 empresas do Rio de Janeiro e de outros estados participaram da disputa pelo contrato de prestação de serviço de recepção e supervisão para o Tribunal. O presidente do TJRJ, desembargador Milton Fernandes de Souza, acompanhou todo o certame que teve a melhor proposta apresentada no valor de R$ 14,4 milhões.

O pregão eletrônico teve início às 15h30min e as empresas interessadas em participar deveriam apresentar propostas no valor máximo de R$ 17.515.150,43. Após pouco mais de uma hora e meia, às 16h47min, a licitação foi encerrada. A proposta considerada a mais vantajosa para o Tribunal irá representar uma economia de 23,87% em relação ao valor do contrato vigente para prestação do serviço.

Encerrada a etapa de apresentação das propostas, o Departamento de Licitações e Formalização de Ajustes (Delfa), da Diretoria-Geral de Logística do TJRJ agora irá analisar a documentação da empresa que apresentou a melhor proposta, para então anunciar a vencedora do certame.

O número de empresas que se qualificaram para a licitação surpreendeu os representantes do Delfa. Antes de o Tribunal adotar o sistema Comprasnet, a média de empresas nas licitações variava entre 10 e 12 participações.

O contrato de prestação de serviço de recepção e supervisão, com duração de dois anos, estabelece que deverão ser contratadas 170 recepcionistas, sendo sete intérpretes de libras e duas bilíngues, além de sete supervisoras.

Para o presidente do TJRJ, o novo sistema adotado trará várias vantagens nos processos de licitação do Tribunal.

“Esse sistema vai dar mais celeridade e mais transparência na medida em que é adotado por todo o Governo Federal. Desta forma você pode aderir a uma licitação já aberta em qualquer outro estado, ou pode lançar sua licitação, que também podem receber a adesão de outros órgãos. Assim, todo o país participa e, com isso, naturalmente, os preços tendem a cair”, avaliou.

Comprasnet

O Comprasnet é a plataforma do Ministério do Planejamento do Governo Federal para operar processos eletrônicos de aquisições e disponibilizar informações referentes às licitações e contratações promovidas pela Administração Pública federal, estadual e municipal direta, autárquica e fundacional.

No sítio podem ser consultados editais e atas e acompanhadas as licitações pela sociedade. São também disponibilizados os manuais, a legislação pertinente, o cadastro de fornecedores, dentre outras.

FOTO: Júlio César Guimarães/TJRJ

JM/SF