Autofit Section
Campanha de saúde bucal para crianças é lançada em Niterói
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 02/09/2008 15:21

Foi lançada hoje (dia 2 de setembro), em Niterói, a Campanha Saúde Sorriso, voltada para filhos de servidores do 2º Nur, composto pelos municípios de Niterói, São Gonçalo, Maricá, Itaboraí, Rio Bonito, Silva Jardim e Tanguá. Cerca de 600 crianças de 3 a 12 anos deverão ser atendidas nesta terça-feira, das 12h às 17h, e quarta-feira, das 9h às 13h, no 10º andar do Fórum de Niterói, localizado na R. Visconde de Sepetiba, 519, Centro.

No local, onde foram montados "escovódromos" com pias de altura compatível com as crianças e espelho em formato de boca, os meninos e meninas receberão noções de higiene bucal, farão exame oral, escovação com kit composto por escova, pasta e fio dental e, em seguida, há a aplicação de flúor.

Segundo Silvia Alencar Gonçalves, responsável pelo serviço de Odontologia do Tribunal de Justiça do Rio, a campanha de saúde bucal existe há 10 anos, porém, antes, as crianças eram atendidas apenas nos consultórios do Fórum Central, no Centro do Rio, o que impossibilitava o acesso de servidores do interior do Estado, além de ser abrangido um número menor de crianças - cerca de 200 ao longo de um mês. "Há uma demanda reprimida enorme. Antes, as vagas se esgotavam rapidamente e não era possível atender a todos. A receptividade dos servidores à ação está sendo muito boa e já recebemos pedidos para que a campanha aconteça em outros Nurs. A preocupação que a administração está tendo com os serventuários é fundamental", afirmou.

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador José Carlos Schmidt Murta Ribeiro, compareceu ao lançamento do evento e ressaltou a importância da ênfase na gestão de pessoas e na educação como forma de prevenir um futuro melhor para os jovens. "Estou muito feliz por estar aqui hoje para mais um evento de humanização e participação. Na educação está o futuro do nosso país. A prevenção vai ajudar a não haver problemas de saúde bucal, o que foi algo muito recorrente no Brasil antigo. Vocês estarão melhor servindo nossos servidores", disse à equipe responsável pelo atendimento e aos que compareceram ao lançamento.

Orientação

Ao chegarem ao evento, as crianças recebem noções de higiene bucal. Segundo a vice-presidente da Uniodonto Leste Fluminense, Marta Rozemberg, a saúde começa pela boca. "Por isso a importância da educação e da prevenção", ressaltou.

Ela enfatizou que o consumo de açúcar é um dos maiores vilões da saúde bucal. Por isso, deve ser evitado e, se não for possível, a escovação deve ser realizada logo após a refeição para que não cause problemas, como cáries e inflamação da gengiva. Ela explica às crianças que elas devem realizar a escovação sempre após as refeições e antes de dormir e não empregar muita força na escova para não causar futuros problemas aos dentes e às gengivas.

Servidor há 20 anos, Paulo Frederico de Faria Cruz levou seus filhos Heitor, de 6 anos, e Rafaela, de 10, para participar da campanha. "Isso é sempre bom, ver um serviço de saúde é um grande incentivo", afirmou.

O serviço, que está sendo realizado pela empresa Uniodonto para que mais dependentes possam ser atendidos, custou R$ 10 mil. Para incentivar os servidores a levarem seus filhos, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Luiz Zveiter, liberou o ponto dos serventuários que comprovarem ter participado da campanha.

Na semana que vem, será a vez da campanha de saúde bucal para os próprios servidores, que irá durar três semanas e será realizada no Fórum Central, na Av. Erasmo Braga, 115, 9º andar. Os funcionários, que deverão agendar o serviço, poderão fazer profilaxia, tirar radiografia e receber orientações sobre higiene bucal e ganharão kits odontológicos. Mais informações sobre as campanhas odontológicas podem ser obtidas pelos telefones 3133-3899 e 3133-2700.

Galeria de Imagens