Autofit Section
Convênio disponibiliza cursos de pós-graduação a servidores do TJRJ
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 29/05/2008 15:43

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador José Carlos Schmidt Murta Ribeiro, e o reitor Gilberto Mendes de Oliveira Castro, representando a Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá (Seses) assinaram nesta quinta-feira (dia 29 de maio) um convênio com o objetivo de oferecer cursos de pós-graduação lato sensu, à distância, destinados aos assessores e assistentes de Órgão Julgador e secretários de juiz.

"Temos que valorizar as pessoas, estimulando sua capacitação e seu aprimoramento. O conhecimento é um patrimônio que se adquire para sempre e é o bem mais importante na vida das pessoas", afirmou o presidente do TJ na cerimônia de assinatura do convênio.

A desembargadora Leila Mariano, presidente do Conselho Consultivo da Escola de Administração Judiciária (Esaj), lembrou a importância de se oferecer um curso à distância. "O que esse convênio traz de diferencial é que o servidor pode assistir às aulas pela Internet ou pelas fitas gravadas, sem precisar se ausentar do trabalho, o que é ideal para quem trabalha como assessor de desembargador e secretário de juiz", afirmou.

As tele-aulas serão transmitidas, via satélite, a partir do estúdio da universidade. Caso o aluno não possa ou não queira assistir à aula no dia e na hora programados, ele tem a opção de assistir ao vídeo gravado da aula, no momento em que quiser. Para tirar suas dúvidas, ele utiliza o Fórum de Discussão da disciplina e as dúvidas serão respondidas on-line pelo professor.

Na forma da Resolução 04/2000 do Conselho da Magistratura, o Tribunal de Justiça arcará com 80% do investimento total, cabendo ao servidor os 20% restantes, sendo que em caso de desistência ou não aproveitamento, o servidor deverá ressarcir o investimento oficial.

Para participar dos cursos é preciso cumprir alguns requisitos: pertencer ao quadro efetivo há, no mínimo, cinco anos; ser bacharel em Direito e possuir acesso pessoal à internet e conhecimentos básicos de informática.

"No primeiro dia de inscrições, iniciadas nesta quinta-feira, 200 servidores já se inscreveram para participar dos cursos", comemorou o reitor Gilberto Mendes de Oliveira Castro.

Os cursos oferecidos serão Responsabilidade Civil e Direito do Consumidor; Direito Penal e Processual Penal e Direito Constitucional. As metodologias usadas serão a telepresencial e a online. Os interessados deverão preencher o formulário de pré-inscrição (disponível na ESAJ para a Capital e encaminhado por e-mail para o interior), optando por um único curso, e devolvê-lo à ESAJ até as 15 horas do dia 30 de maio, pelos mesmos meios, para seleção dos candidatos pelo Conselho Consultivo da ESAJ.

Participaram ainda da assinatura do convênio entre o TJ e a Sesis o chefe de gabinete da Presidência do TJRJ, Julio Isnard; o juiz auxiliar da Corregedoria Luiz Fernando Pinto, representando o corregedor-geral da Justiça, desembargador Luiz Zveiter; a diretora da Diretoria Geral de Gestão de Pessoas, Andréa Sales; a diretora da Unidade Menezes Côrtes da Universidade Estácio de Sá, Laura Rocha Miranda, e servidores da Diretoria Geral de Gestão de Pessoas e da Escola de Administração Judiciária.

Galeria de Imagens