Escola da Mediação apresenta técnicas de consensualidade de gestão processual
O professor José Roberto Mello Porto (à esquerda) palestrou ao lado do desembargador Cesar Felipe Cury (à direita)
“O princípio da eficiência deve nortear todo o serviço público, inclusive o do Judiciário”, disse o defensor público do Rio de Janeiro José Roberto Mello Porto em mais um encontro do projeto “Séries do Conhecimento: Estudos Avançados em Processo e Consensualidade”. Promovida pela Escola da Mediação (Emedi), do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), a palestra apresentou técnicas consensuais de gestão processual.
A aula ocorreu no Auditório Desembargador Nelson Ribeiro Alves, no Fórum Central, na última terça-feira, dia 7 de julho. A abertura foi realizada pelo presidente do Conselho de Administração da Emedi, desembargador Cesar Felipe Cury, que pontuou a importância de debater o tema para a aquisição de um conhecimento sofisticado e consolidado.
Doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), José Roberto Mello palestrou sobre as diferenças de gerenciamento e gestão processual, os dois principais modelos de processos, Civil Law e Common Law; além dos principais dispositivos institucionais presentes no código do processo civil que auxiliam na agilidade e eficiência da prestação jurisdicional.
“Para alcançar a eficiência, é necessário ter uma visão gerencial dos conflitos, tentando moldar cada um às suas necessidades a fim de evitar o desperdício de esforço, tempo e custos. Essa eficiência, porém, não depende somente dos magistrados, da defesa e das partes. Os conciliadores e mediadores também são uma peça importante nas tentativas de conciliação e acordo”, afirmou o palestrante.
A palestra fez parte do módulo V do projeto “Séries do Conhecimento”, um curso formativo com uma sequência de temas abordados por especialistas de cada matéria.
KB/ SF
Foto: Brunno Dantas/TJRJ