Autofit Section
TJRJ promove diálogo público com magistradas sobre violência doméstica em podcast
Notícia publicada por Secretaria-Geral de Comunicação Social em 23/03/2026 20h16

                                                       Vozes e Direitos recebe magistradas referência no combate à violência doméstica

Em alusão ao Mês da Mulher, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) apresenta uma edição especial e itinerante de seu podcast oficial, o Vozes e Direitos. O episódio, gravado na Sala Multiuso, localizada no Edifício Desembargador Caetano Pinto de Miranda Montenegro, no Centro do Rio, promove um debate franco sobre violência doméstica, direitos da mulher e os desafios da igualdade de gênero.

Foram convidadas quatro juízas que são referências na Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Coem) do TJRJ: Luciana Fiala, Ana Cristine Scheele, Camila Guerin e Catherine Jatahy.

Na ocasião, as magistradas explicaram que a Lei Maria da Penha protege além das agressões física e sexual, pois abrange ainda as violências psicológica, patrimonial e moral, que muitas vezes deixam cicatrizes profundas e duradouras. Apenas no ano passado, 71 mil novos processos de violência doméstica foram registrados no estado do Rio de Janeiro.

O episódio destaca ainda ferramentas como o aplicativo Maria da Penha Virtual, que permite que a mulher solicite medidas protetivas diretamente de um celular ou computador, sem a necessidade imediata de ir a uma delegacia.

Com a participação da plateia e perguntas da população nas ruas, o podcast aborda também a necessidade de os homens adotarem uma postura ativa contra o machismo e a importância da reconstrução da masculinidade para frear a escalada do feminicídio.

Assista abaixo o  episódio especial de Vozes e Direitos.

 

SL / SF