Autofit Section
História dos juizados especiais cíveis é tema de evento na Emerj
Notícia publicada por Secretaria-Geral de Comunicação Social em 16/03/2026 16h07


O presidente do TJ, desembargador Ricardo Couto, e o juiz José Guilherme Vasi Werner, autor do livro

 

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) promove, no dia 23 de março, das 17h às 19h, o evento “História dos Juizados Especiais Cíveis (Jecs) no Rio de Janeiro”. Na oportunidade, será lançado o livro de mesmo nome, de autoria do juiz José Guilherme Vasi Werner. O encontro acontece no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, na Emerj.

A abertura do evento contará com a participação do diretor-geral da Emerj, desembargador Cláudio dell’Orto; da vice-presidente do Conselho Consultivo da Emerj e do Fórum Permanente dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais, desembargadora Ana Maria Pereira de Oliveira; do Desembargador Joaquim Domingos de Almeida Neto; da presidente da Comissão Judiciária de Articulação dos Juizados Especiais (Cojes), desembargadora Maria Helena Pinto Machado; do magistrado supervisor de publicações e da Editora Emerj, desembargador Jessé Torres Pereira Junior; do presidente do Fórum Permanente dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais, juiz Flávio Citro Vieira de Mello, e do autor do livro, juiz José Guilherme Vasi Werner.

Em seguida, às 18h, acontece o lançamento da obra História dos Juizados Especiais Cíveis no Rio de Janeiro, resultado da tese de doutorado do magistrado em História das Instituições, no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Lançado pela Editora Emerj, a publicação, de 424 páginas, analisa a formação e consolidação dos Jecs no Estado do Rio. 

Para acessar o livro, clique aqui.

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no site da Emerj (emerj.tjrj.jus.br). O evento também será transmitido pela Plataforma Zoom. Estudantes de Direito participantes poderão receber horas de estágio concedidas pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rio de Janeiro (OAB/RJ). Serventuários da Justiça também poderão obter horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária (Esaj), conforme as normas do Conselho da Magistratura.

Serviço

Evento: História dos Juizados Especiais Cíveis no Rio de Janeiro

Data: 23 de março de 2026

Horário: das 17h às 19h

Local: Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura

Rua Dom Manuel, nº 25, 1º andar, Centro, Rio de Janeiro

Transmissão: Plataforma Zoom

Inscrições: emerj.tjrj.jus.br (Eventos Gratuitos)

MG/SF