Enquanto a cidade celebra, a Justiça trabalha nos bastidores
Diogo Aleixo, Márcia Salles e Reginaldo Pestana fazem parte da equipe de plantão no Sambódromo e nas partidas do Campeonato Carioca durante o Carnaval
Em tom de brincadeira, é comum ouvir por aí que “o ano só começa depois do carnaval”. No Rio de Janeiro, o clima de festa tem ponto de partida no réveillon e toma conta da cidade antes mesmo dos carros alegóricos e baterias chegarem ao Sambódromo. Turistas lotam as praias, foliões se fantasiam para festejar pelas ruas e, em algum momento, ainda podem cruzar o caminho dos torcedores que vão conferir o retorno de suas equipes aos gramados no Campeonato Carioca.
No entanto, um trabalho feito com muita seriedade é necessário para garantir a segurança de quem vai aproveitar o frisson das festividades que se espalham pela cidade e arrastam multidões. Nos bastidores, a Justiça se faz presente por meio do Núcleo Especial de Eventos Esportivos e Grandes Eventos (Neege) do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, com uma equipe dedicada para que todos tenham seus direitos garantidos.
Os plantões podem começar até três horas antes do horário marcado para o início dos eventos. Em algumas situações, como no Carnaval e no Rock in Rio, a equipe composta por 12 colaboradores inicia a preparação com uma semana de antecedência para garantir o funcionamento da operação. Para se ter ideia, na semana do Carnaval, entre sexta e terça-feira, todos estarão ocupados e terão que se dividir entre os atendimentos no Sambódromo e as quatro partidas das quartas de final do Campeonato Carioca, incluindo um clássico entre Botafogo e Flamengo neste domingo, 15 de fevereiro.
A demanda costuma ser variada, mas o Juizado do Torcedor e dos Grandes Eventos está pronto para atender todo tipo de caso. Crimes como falsificação de credenciais, cambismo, e até casos mais complexos como importunação sexual e injúria racial são prontamente acolhidos e solucionados de maneira ágil. Para dar conta de tudo isso, experiência e boa comunicação são muito importantes. É o que afirma Márcia Salles, assessora do Núcleo há 22 anos, que comanda a organização da equipe do Neeege: “Nós temos muita coisa para fazer e somos poucos, então não podemos ter atrito. A equipe tem que ser unida.”
Mesmo estando tão perto das atrações e sendo uma entusiasta dos desfiles na Marquês de Sapucaí, ela garante que todos estão focados na prestação de serviços ao cidadão. “O plantão é uma extensão do que fazemos aqui. Temos gabinete, cartório, sala de acolhimento para as mulheres. Todos podem procurar o juizado, sem medo, pois estamos lá para tornar o ambiente mais seguro. As pessoas podem achar que estamos na festa, mas estamos trabalhando.”
O Carnaval também faz parte da vida de Diogo Aleixo, já que sua filha participa de uma Escola de Samba Mirim. Ele iniciou sua trajetória como estagiário e, hoje, completando 10 anos como colaborador do Núcleo, fala com orgulho e emoção sobre sua ocupação. “Nos nossos plantões, vemos a justiça sendo feita com celeridade e isso é gratificante. É uma forma de falar para o cidadão: ‘Olha, você não está desamparado!’, e isso até me emociona. Além disso, quando estamos na Avenida e começa o ‘tum, tum, tum’ das baterias, eu sinto muito orgulho de fazer parte dessa equipe”, conta.
A celeridade citada por Diogo surge a partir do diálogo estabelecido com outros órgãos como Ministério Público, Defensoria Pública e Polícia Civil. No caso das partidas de futebol, as instituições precisam se reunir para planejar a atuação em cada jogo, ou seja, cerca de quatro vezes por semana. O responsável por fazer o “meio-de-campo" e manter a boa relação entre todos é o assistente técnico Reginaldo Pestana e, para ele, somente dessa maneira é possível alcançar um resultado satisfatório.
“Nós mantemos o bom relacionamento com todos que compõem a estrutura do Juizado do Torcedor e dos Grandes Eventos e isso nos permite dar uma resposta imediata. Se alguém tem algum problema, temos uma solução, e isso nos dá a certeza de que estamos contribuindo para a sociedade”, destacou.
Embora possam estar quase invisíveis em meio às grandes celebrações, o trabalho e dedicação do Núcleo Especial de Eventos Esportivos e Grandes Eventos reafirma o compromisso do Poder Judiciário em garantir que tudo ocorra com organização, segurança e respeito.
PB*/MB
*Estagiário com supervisão.