TJRJ registra mais de 45 mil novos processos em janeiro: Estado e concessionárias de energia lideram ranking
Painel monitorou ingresso de 45.569 novos processos somente em janeiro de 2026
O Painel dos Grandes Litigantes do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro monitorou a distribuição de 45.569 novos processos somente em janeiro de 2026. O painel considerou as ações nas competências de juizado especial cível, fazenda pública e juizado fazendário.
Os dados mais recentes, referentes ao início de 2026, revelam um cenário de alta demanda, especialmente concentrada nos juizados especiais cíveis. Foram 31.749 processos distribuídos para essa competência. Cerca de 20% foram destinados para a competência cível; quase 7% para a área de juizado fazendário e outros 3,5% para a fazenda.
O maior litigante foi o Estado do Rio de Janeiro, seguido pela Light Serviços de Eletricidade S.A e Enel Brasil S.A. Os assuntos mais recorrentes nas ações são pedidos de indenização por danos morais, abatimento proporcional ao preço e inclusão indevida em cadastro de inadimplentes.
Painel dos Grandes Litigantes
O Painel dos Grandes Litigantes do Judiciário fluminense foi desenvolvido pela Secretaria-Geral de Assuntos Gerenciais e Análises de Dados (SGDAI) a partir de dados da Sala Íris. A proposta da iniciativa do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) é reconhecer as partes mais acionadas em processos judiciais.
O painel, elaborado para aprimorar o monitoramento e a análise dos litigantes das ações, utiliza uma metodologia que fortalece a precisão e consistência nos dados, contribuindo com a transparência e a gestão.
Clique aqui e conheça mais sobre o Painel dos Grandes Litigantes.
KB / MG