Aprovados no 50º Concurso da Magistratura tomam posse como juízes de 1ª Entrância
O juiz João Zacharias de Sá falou em nome dos magistrados que tomaram posse na 1ª Entrância em solenidade conduzida pelo presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Couto de Castro
“Para minha alegria, vocês, hoje, estão irradiando o meu coração. É muito importante para mim e para o Tribunal essa data de primeira investidura na 1ª Entrância. Vocês são o Tribunal de hoje e de amanhã”, afirmou o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Couto de Castro, ao dar posse a 27 juízes nos cargos de juízes de 1ª Entrância. A solenidade de primeira investidura dos juízes substitutos aprovados no 50º Concurso da Magistratura de Carreira do Estado do Rio de Janeiro foi realizada nesta sexta-feira, 30 de janeiro, no Salão Nobre Desembargador José Joaquim da Fonseca Passos, no Fórum Central do Tribunal de Justiça.
A solenidade foi marcada pela descontração. O presidente do TJRJ chegou a provocar risos entre os magistrados que tomaram posse e o público presente, ao brincar com fato de estar acumulando os cargos de presidente do Tribunal e de governador do Estado em exercício. No dia 29 de janeiro, o presidente do TJRJ assumiu, interinamente, o governo do Estado do Rio de Janeiro, em decorrência da ausência temporária, por viagem ao exterior do governador eleito, Cláudio Castro.
“Essa posse é um marco pois, pela primeira vez, eu vejo a posse de juiz substituto para titular contar com a presença do governador”, disse, dando o tom de leveza à solenidade.
Na mensagem dirigida aos magistrados empossados, o presidente do TJRJ manifestou seu desejo que todos se dediquem ao máximo para oferecer a melhor prestação jurisdicional.
“Seja no âmbito do Direito Criminal, do Direito Público ou Direito Privado, exerçam com o coração e com a vontade de acertar a atividade jurisdicional. O Estado precisa de vocês, a população precisa de vocês, nós precisamos de vocês. Vocês são o Judiciário. Sejam bem-vindos e parabéns a todos.”
Em nome de dos magistrados que tomaram posse, o juiz João Zacharias de Sá, 1º colocado no 50º Concurso, prestou o juramento, e, em seguida, agradeceu a forma como os juízes foram recebidos pelo Tribunal, afirmando que todos estão ansiosos para assumir suas funções já a partir da próxima segunda-feira.
“Esse momento é de gratidão. Todos nós somos muito agradecidos pela forma como estamos sendo acolhidos aqui no Tribunal, que acho que já podemos chamar de nossa casa. Agora, estamos passando de juízes substitutos para juízes de Direito e estamos muito entusiasmados para começarmos o trabalho a partir de segunda-feira. A nossa sensação, hoje, é de pertencimento. Esse é o conceito que gostaria de deixar para expressar nosso sentimento”, afirmou o magistrado.
Os 27 magistrados ingressaram no TJRJ em outubro do ano passado e, desde então, participaram do Curso de Formação Inicial, promovido pela Escola da Magistratura do Estado (EMERJ), em quatro meses de aulas teóricas e práticas.
Durante a solenidade, foram empossados os seguintes magistrados: Bárbara Silva de Oliveira Aneth, Beatriz Martins Kieling Cardona Pereira, Diogo Imenes Luiz, Gabriel Ferreira de Barros Santos, Gabriel Ferreira Ribeiro Gomes, João Zacharias de Sá, Julia Lattouf de Almeida, Laura de Pádua Gripp, Leonardo Cardoso do Nascimento, Leticia Moraes Assis, Luiz Henrique da Silva Carvalho, Marcelo Brito da Costa Honorato Santos, Marco Antonio Bution Perin, Maria Livia Custódio Rangel Fonseca, Maria Luiza Sinotti Campolina, Matheus Marum Barbosa Baptista, Mirian Aninger Murad, Otavio Hueb Festa, Pedro Henrique de Abreu, Priscila Pavani, Priscilla Agatha de França Viana, Rodrigo Mello Rangel, Victor Folieni Pereira, Victoria Telles Padrão, Vinicius Costa Conti, Vinicius dos Angeles Nascimento e Vitor Calil Lustoza Leão.
Acompanharam a solenidade, a 2ª vice-presidente do TJRJ, desembargadora Maria Angélica Guimarães Guerra Guedes; a desembargadora Maria Celeste Pinto de Castro Jathay, os desembargadores Mauro Dickstein, Fernando Cerqueira Chagas e Fernando Marques de Campos Cabral Filho, e o juiz Eric Scapin Cunha Brandão, representando a Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro; entre outros magistrados.
JM/FS
Fotos Rafael Oliveira