Carnaval 2026: TJRJ promove capacitação na Cidade do Samba contra a violência de gênero
Em ação inédita, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) promove, através da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Coem), na próxima quinta-feira, dia 15 de janeiro, às 16h, na Cidade do Samba, capacitação destinada aos integrantes das escolas de samba do Grupo Especial, equipes de segurança e camaroteiros que vão atuar nos desfiles da Passarela do Samba no Carnaval de 2026. A iniciativa visa orientar sobre a importância da prevenção da violência de gênero e assédio no Sambódromo, bem como agir em caso de ocorrências durante a festa e para onde encaminhar a vítima.
A atividade do TJRJ faz parte da campanha “Carnaval Legal é com Respeito”, desenvolvida pelo Tribunal especialmente para os festejos momescos. A capacitação, que tem apoio das secretarias da Mulher do Estado e do Município do Rio, bem como da Liesa, será realizada pelas juízas Katerine Nygaard e Luciana Fiala, membras da Coem, no auditório da Cidade do Samba, área que reúne os barracões das escolas do Grupo Especial, na Zona Portuária. Na capacitação, as magistradas vão falar da importância da prevenção no Carnaval, período em que a violência contra a mulher aumenta; sobre como identificar e agir rapidamente em situação de violência contra mulheres; diferentes tipos de violência que são cometidas contra elas; Lei Maria da Penha; onde pedir ajuda, entre outros temas.
Apesar dos esforços no combate por diferentes frentes e órgãos públicos, a violência contra mulheres segue aumentando. Somente no Rio de Janeiro, em 2025, o TJRJ concedeu 32.524 medidas protetivas. Na Central Judiciária de Acolhimento da Mulher Vítima de Violência Doméstica (Cejuvida) foram realizados 12.891 atendimentos.
SERVIÇO:
Capacitação contra a violência de gênero no Carnaval
Local: Cidade do Samba, Gamboa
Data: 15 de janeiro
Horário: 16h
FS/IA