TJRJ recebe encerramento anual do “Programa de Mentoria em Educação Ambiental” do Inea
Encerramento anual do "Programa de Mentoria em Educação Ambiental do Inea" foi realizado no Auditório Desembargador José Navega Cretton, no Fórum Central
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) recebeu, na manhã desta quarta-feira, 10 de dezembro, o encerramento do segundo ciclo de 2025 do Programa de Mentoria em Educação Ambiental do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), voltado às gestões municipais.
O encontro marca a conclusão das atividades formativas do segundo semestre e do ano de 2025, voltadas ao fortalecimento das políticas públicas municipais e, em especial, à elaboração, implementação e revisão dos Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica, com vistas ao ICMS Ecológico - mecanismo tributário em que estados repassam uma parte maior do ICMS aos municípios que adotam boas práticas ambientais - de 2026.
Durante o evento, que este ano teve como tema a Mata Atlântica, um dos biomas mais ricos em biodiversidade do mundo, o diretor do departamento de Sustentabilidade da Secretaria-Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do TJRJ, Luiz Felipe Fleury Correa, informou que o termo de cooperação técnica entre o Tribunal e o Inea, uma parceria de anos, será renovado.
Parceria TJRJ e Inea
“Esse evento é fruto de um acordo de cooperação técnica de muitos anos que temos com o Inea que está sendo renovado agora e é uma forma de capacitar servidores do Inea e capacitar nossos servidores. Teremos aqui síndicos dos tribunais para que participem desse encontro, o plano da Mata Atlântica, sobre questões relevantes para se capacitarem”, disse Luiz Felipe Fleury Correa.
O diretor de Sustentabilidade destacou, ainda, que o TJRJ é referência em sustentabilidade no país e que o Judiciário fluminense trabalha na redução das emissões de carbono.
Compuseram a mesa de abertura do Programa de Mentoria em Educação Ambiental, o diretor de Sustentabilidade da (SGSUS), Luiz Felipe Fleury Correa, a gerente de Desenvolvimento de Pessoas e Gestora da Universidade do Ambiente, Elaine Costa; o assessor da chefia de gabinete da Secretaria de estado do Ambiente e Sustentabilidade, Dalmir Caetano, representando o secretário da pasta, Bernardo Rossi; a subsecretária de Mudanças do Clima e Conservação da Biodiversidade do Inea, Marie Ikemoto e a assessora técnica do Inea Clarissa Fontelles, entre outros.
PF/IA
Foto: Brunno Dantas/TJRJ