Turma do projeto Estudar para Qualificar encerra semestre de estudos
No púlpito, o graduando da Uerj Cauã Brito
No meio das inúmeras complexidades do dia a dia, é fácil perder de vista a importância do desenvolvimento pessoal em aspectos aparentemente simples, como a leitura e a escrita. No entanto, em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, dominar essas habilidades deixou de ser apenas um requisito básico, tornou-se uma porta de entrada para novas oportunidades. Foi com isso em mente que os 14 integrantes da turma 2025.2 do projeto Estudar para Qualificar encerraram seu semestre de estudos na manhã desta quarta-feira, 26 de novembro. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) voltada para o aprimoramento das competências de leitura e escrita, além de colaborar na preparação para provas de concursos públicos e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ampliando as chances de inserção e crescimento no mercado de trabalho.
A chefe da Divisão de Ações Sociais (Diiso) da Secretaria-Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (Sgsus) e responsável pela coordenação do projeto, Renata Victorino da Costa Rêto, destacou a dedicação dos participantes ao longo do semestre:
“Por não ser uma atividade obrigatória, foi realmente uma escolha eles estarem aqui e concluírem o projeto. O conhecimento é algo que ninguém tira da gente, ele não ocupa espaço e permanece conosco. Eles optaram por estar aqui para buscar mais aprendizado, e isso vale não apenas para o lado profissional, mas, também, para o pessoal. É um crescimento para a vida. Espero que continuem trilhando esse caminho, fazendo escolhas que agreguem e contribuam para o desenvolvimento e crescimento de cada um.”
Os estudos
A principal atividade do semestre integrou o módulo temático sobre migração, que teve como proposta a elaboração de uma revista baseada em uma entrevista que os alunos conduziram com uma imigrante iraniana. Nela, a entrevistada compartilhou sua experiência pessoal e os motivos que a levaram a buscar refúgio no Brasil.
Graduandos da Faculdade de Letras da Uerj, os professores Patrícia Alfradique e Cauã Brito destacaram o comprometimento dos alunos ao longo do curso: “A gente saía das aulas impressionados com o quanto eles eram participativos e com o quanto trocavam com a gente. Saber que aqui foi diferente, que não estávamos à toa e que conseguimos passar algo para os alunos nos ensinou muito também. Aprendemos demais com eles”, afirma Patrícia.
Já Cauã ressaltou a determinação dos participantes, mesmo diante das dificuldades enfrentadas no dia a dia: “Sabemos que todos têm problemas, mas, mesmo assim, eles estavam presentes todas as semanas. Isso mostra garra e determinação. O trabalho deles foi excelente, tanto na entrevista quanto na redação”.
O aluno Juan Boullosa, do projeto Começar de Novo, contou que o exercício da entrevista contribuiu de maneira significativa para o aprofundamento dos aprendizados: “Foi muito enriquecedor para a gente também aprender a fazer uma entrevista, redigir e escrever. Porque, ao entender melhor esse processo, também entendemos melhor como é a adaptação de uma pessoa estrangeira ao chegar ao nosso país". A coordenação do projeto fica a cargo de Márcia Lisboa.
VM/SF
Fotos: Felipe Cavalcanti / TJRJ