TJRJ realiza debate “Acesso à Justiça em Pretuguês: Linguagem Simples e Antirracista”
Uma iniciativa que tem como objetivo central debater a importância de uma comunicação judicial clara e acessível, promovendo a inclusão e combatendo o racismo linguístico. O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), por meio do Núcleo de Atenção e Promoção à Justiça (Napjus), realizará, no dia 28 de novembro, das 16h às 18h, o evento “Acesso à Justiça em Pretuguês: Linguagem Simples e Antirracista” que incluirá também o lançamento da cartilha de mesmo nome.
O encontro será realizado no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, localizado no 1º andar da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj).
Participantes do debate
O debate reunirá a atriz, cantora e professora substituta da Universidade Federal Fluminense (UFF) no Colégio Pedro II Jack Rocha e a mestra em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) Juliana Jesus.
A mediação será conduzida pela integrante do Napjus Rebeka Borges e pela servidora do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro Isis Saint Clair.
Formato e acessibilidade
O evento será realizado em formato híbrido (presencial e on-line) e contará com tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Na modalidade on-line (Teams), servidores e magistrados do TJRJ devem acessar a transmissão utilizando o e-mail institucional. O acesso poderá ser realizado pelo link: Lançamento da Cartilha de Racismo Linguístico e Palestra: Acesso à Justiça em Pretuguês: Linguagem simples e antirracista | Participar da Reunião | Microsoft Teams
VS/ SF