'A COP é Aqui': exibição de filmes promove debate sobre justiça climática e energia
Em meio à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que acontece em Belém (PA), o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) recebe, nesta terça-feira, 18 de novembro, a “Mostra CTV Ecofalante: A COP é Aqui”, uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) que tem o objetivo de promover o engajamento da sociedade no enfrentamento da crise climática a partir de obras audiovisuais.
O CTV, ou Circuito Tela Verde, foi criado pelo MMA para divulgar e estimular atividades de educação ambiental, além de incentivar a formação de valores e atitudes voltados para a sustentabilidade socioambiental.
A partir das 14h, no Salão dos Magistrados da Lâmina III, serão exibidos dois filmes que dialogam com o eixo temático “Justiça Climática e Energia”, um dos focos de debate da COP30. “Carbono: o que você precisa saber” é uma série de animações que traz informações de apoio para comunidades indígenas, ribeirinhas, extrativistas e quilombolas acerca do mercado de carbono e de maneiras para reduzir suas emissões. Já “8 bilhões: somos todos responsáveis” reúne depoimentos do líder e pensador indígena Ailton Krenak sobre o desastre da Barragem de Mariana e a dor do Watú, o Rio Doce na língua Krenak, convidando o público para uma jornada de reflexão e autocrítica.
A atividade é aberta ao público e será mediada pelo Diretor do Departamento de Sustentabilidade (Desus) do TJRJ, Luiz Felipe Fleury Correa.
PB*/SF
*Estagiário sob supervisão