Autofit Section
Museu da Justiça terá exposição ‘Tradição que Inspira’ e evento de empreendedorismo feminino
Notícia publicada por Secretaria-Geral de Comunicação Social em 14/11/2025 16h32

 

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), por meio do Museu da Justiça, preparou, para a próxima semana, atividades gratuitas abertas ao público. Confira abaixo a programação:

18 de novembro – terça-feira

Inauguração da exposição “Tradição que Inspira - Arte que Permanece”

O Museu da Justiça inaugura na terça-feira, 18 de novembro, às 16h, a exposição “Tradição que Inspira – Arte que Permanece”, que celebra a atemporalidade da porcelana e da pintura. A mostra apresenta porcelanas pintadas à mão e pinturas em óleo do Ateliê Oitocentos, dos artistas Helena de Menezes e Rigoberto Barcos, cujo trabalho une técnica refinada e sensibilidade estética, revelando a continuidade das tradições artísticas em diálogo com o presente.

A exposição conta também com obras do desembargador Marco Aurélio Fróes, que encontrou na pintura um novo modo de escuta e contemplação. Suas telas, inspiradas em casarios e memórias urbanas, traduzem o olhar sensível de quem transforma o silêncio e o cotidiano em poesia visual. Juntas, as obras compõem um percurso sobre o tempo, a beleza e a permanência da arte.

Serviço:

Local: Hall da Lâmina III do TJRJ. 

Endereço: Rua Dom Manuel, 37 – Centro

Horário da inauguração: 16h

Visitação: de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h

Classificação livre |Entrada franca

 

19 de novembro – quarta-feira

Seminário “Empreendedorismo Feminino: toda mulher é única”

O Museu da Justiça, em parceria com o Ensino Social Profissionalizante (Espro), uma associação sem fins lucrativos que capacita e insere jovens em programas de aprendizagem, atuando como uma ponte para o mercado de trabalho, realizará o seminário “Empreendedorismo Feminino: toda mulher é única”, com o objetivo de respeitar e celebrar a identidade e a trajetória de cada mulher empreendedora, promovendo a troca de experiências e valorizando a personalidade e as conquistas individuais.

O evento integra a terceira edição do Projeto Retrato Falado, iniciativa que visa a discutir e retratar diversos temas sociais pela ótica da vivência, e não apenas do conhecimento acadêmico.

O seminário contará com a participação de quatro palestrantes: Bianca Barreto, de 34 anos, casada, mãe de dois filhos e especialista em designer de sobrancelhas; Gisele Melo, artista visual, designer e fundadora da Gimello Design; Rosilene Pontes, executiva e gestora com mais de 20 anos de experiência em implantação e desenvolvimento de Sistemas Integrados de Gestão (ERP), sendo 18 anos dedicados ao grupo TOTVS, maior empresa de tecnologia da América Latina; e Sara Miranda, de 75 anos, ativista dos movimentos sociais, sindicalista, escritora, compositora de músicas religiosas, candomblecista e artesã.

Sobre o Espro:

Fundado por uma iniciativa de unidades do Rotary Club, em 1979, em São Paulo, é uma associação de direito privado, filantrópica, sem fins lucrativos, que tem orgulho de ser a primeira instituição certificada para o Programa Jovem Aprendiz no ano 2000, com a promulgação da Lei da Aprendizagem, nº 10.097.

Serviço:

Local: Museu da Justiça do Rio de Janeiro - Salão Histórico do I Tribunal do Júri
Endereço: Rua Dom Manuel, 29, térreo – Centro, Rio de Janeiro

Horário: 14h30

Informações: museu.sepep@tjrj.jus.br

Classificação livre | Entrada Franca

IA/SF