Autofit Section
Projeto Inclusão Legal forma primeira turma e celebra encerramento de ciclo no TJRJ 
Notícia publicada por Secretaria-Geral de Comunicação Social em 14/11/2025 11h48

Equipe técnica da SGSUS fala aos 19 integrantes do Projeto Inclusão Legal que foram homenageados nessa quinta, 13
 

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) como porta para o mercado de trabalho e para o sucesso. Por diversos momentos, foi dessa forma que o objetivo do Projeto Inclusão Legal, da Secretaria-Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS) foi destacado. 

Cerca de 19 participantes do projeto completaram mais uma etapa e receberam uma homenagem pelo encerramento dos contratos. A cerimônia, realizada nesta quinta-feira, 13 de novembro, no Auditório José Navega Cretton, marcou um momento especial: os integrantes da turma foram os primeiros a receber certificados de conclusão, simbolizando o fim de um ciclo de aprendizado, convivência e inserção no mercado de trabalho. 

O secretário-geral da SGSUS, Carlos Eduardo Menezes da Costa, exaltou o projeto e ainda contou um pouco sobre sua trajetória no TJRJ, quando chegou muito jovem e trabalhou no cartório com seu pai, servidor do Tribunal. 

“O Projeto Inclusão Legal respeita o ser humano, independente de suas diferenças. Essa forma de inclusão que o Tribunal permite, por meio desse projeto, é o que todos nós devemos fazer em nossas vidas. Ter respeito e amor”, completou.  

A assistente social Bruna Araújo destacou o propósito do Projeto Inclusão Legal, voltado à empregabilidade e ao atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Ela ressaltou a responsabilidade e o simbolismo de ser a primeira turma do programa. 

“Desejo, de coração, que essa tenha sido apenas a primeira de muitas oportunidades especiais na vida de vocês. Ser a turma pioneira é um marco, um legado que ficará para sempre no projeto”, afirmou. 

Uma das participantes a receber o certificado foi Caroline dos Santos Silva, que relatou ter vivido uma grande transformação ao longo dos dois anos de projeto. Formanda do Inclusão Legal, ela contou que chegou ao TJRJ sem grandes sonhos, mas hoje sai repleta de planos e com a sensação de estar tornando muitos deles realidade. 

“Estou terminando a faculdade de Gestão Pública, cursando o segundo período de Direito e saio muito realizada. Sou uma pessoa e uma profissional muito melhores do que quando entrei aqui. Em duas palavras, o projeto representa uma mudança de vida”, completou. 

O que é o Inclusão Legal? 

O Projeto Inclusão Legal, uma iniciativa voltada à promoção da inclusão social por meio da inserção no ambiente de trabalho. O programa oferece oportunidades em diversas unidades organizacionais do Tribunal, contribuindo para o fortalecimento da cidadania e a ampliação do acesso ao mercado formal. 

O público-alvo inclui pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco social, vítimas de violência doméstica e pessoas LGBTQIA+. O projeto também mantém parceria com o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que possibilita o encaminhamento de jovens para atuar na área de jardinagem. 

Destinado a maiores de 18 anos, com escolaridade a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, o Inclusão Legal busca proporcionar aos participantes uma experiência de convivência inclusiva e de desenvolvimento pessoal e profissional. 

Além da inserção no ambiente de trabalho, o projeto oferece atividades culturais, palestras informativas, educativas e motivacionais, além de acompanhamento técnico e atendimento multidisciplinar, assegurando suporte contínuo ao longo do processo de integração. 

VS/IA 

Fotos: Rafael Oliveira/ TJRJ