Autofit Section
Tribunal de Justiça vai lançar Painel da Demografia Étnico-Racial com palestra sobre equidade no Sistema de Justiça
Notícia publicada por Secretaria-Geral de Comunicação Social em 13/11/2025 11h58

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) vai realizar na sexta-feira, 14 de novembro, o lançamento do Painel da Demografia Étnico-Racial, acompanhado da palestra “A Importância da Produção de Dados para a Promoção da Equidade no Sistema de Justiça”. O evento acontecerá no Auditório Desembargador Joaquim Antônio de Vizeu Penalva Santos, no 2º andar da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), das 16h às 18h. 

A iniciativa é promovida pelos Comitês de Promoção da Igualdade de Gênero e de Prevenção e Enfrentamento dos Assédios Moral, Sexual e da Discriminação (Cogens), em parceria com o Núcleo de Atenção e Promoção à Justiça Social (Napjus) do TJRJ. 

A palestra contará com a presença do coordenador do Núcleo de Estudos Raciais do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), Michael França, doutor em Teoria Econômica pela Universidade de São Paulo (USP) e vencedor do Prêmio Jabuti Acadêmico. Organizador e pesquisador do livro Números da Discriminação Racial: Desenvolvimento Humano, Equidade e Políticas Públicas, França também é colunista da Folha de São Paulo e editor do espaço “Políticas e Justiça” do jornal. 

Participam também o diretor do Departamento de Informações Gerenciais (DEIGE/SGDAI) do TJRJ, George Gonzaga de Lima Silva,  pós-graduado em Ciência de Dados pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), e Diogo Matias Cordeiro, também da SGDAI e pós-graduado em Governança de TI, Segurança Digital e Gestão de Dados pela PUC-PR e com MBA em Gestão de Projetos (PMI) pela Universidade Veiga de Almeida (UVA). 

A mediação será conduzida pela coordenadora do Napjus, Inara Flora Cipriano Firmino, doutoranda em Direito Constitucional pela PUC-Rio e pesquisadora do Centro de Pesquisa Aplicada em Justiça Racial e Direito da Fundação Getúlio Vargas - FGV Direito SP. 

O evento é aberto ao público e visa a fortalecer o compromisso institucional do TJRJ com a promoção da igualdade racial, a transparência de dados e o aprimoramento das políticas de equidade no Sistema de Justiça.  A palestra também será transmitida pela plataforma Microsoft Teams no link abaixo. Clique neste link para acompanhar a transmissão

VM/IA