Autofit Section
Justiça Itinerante leva cidadania e dignidade a presídios em Campos dos Goytacazes
Notícia publicada por Secretaria-Geral de Comunicação Social em 06/11/2025 20h07
“Projeto Justiça Itinerante Vai aos Presídios e Unidades Socioeducativas” realizou 115 atendimentos no Presídio Carlos Tinoco da Fonseca

Imagem de atendimento sendo realizado pela equipe da Justiça Itinerante a dois presos

                               Equipe da Justiça Itinerante realiza atendimentos aos detentos do Presídio Carlos Tinoco da Fonseca 
 

O Programa Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça do Rio chegou, nesta quinta-feira, 6 de novembro, ao Presídio Carlos Tinoco da Fonseca, em Campos dos Goytacazes, no Norte fluminense, em mais uma edição do “Projeto Justiça Itinerante Vai aos Presídios e Unidades Socioeducativas”. Nesta sexta, o projeto dará atendimento no Presídio Nilza da Silva Santos, também no município.
 
Das 9h às 15h, os detentos da unidade prisional masculina puderam iniciar e também concluir ações ligadas a área do Direito de Família, como formalização de união estável, casamento, divórcio e reconhecimento de paternidade; tirar carteira de identidade, entre outras demandas. No total, foram realizados 115 atendimentos, incluídos aí o fortalecimento de laços para a vida futura: 12 casamentos. As uniões deram um clima de leveza e alegria ao Carlos Tinoco da Fonseca.

Juíza Ana Paula Gadelha atuando em mais uma edição do "Projeto Justiça Itinerante Vai aos Presídios e Unidades Socioeducativas”

Com apoio de servidores do TJRJ, da Defensoria Pública e do Ministério Público, os juízes Ana Paula Gadelha e Henrique Gonçalves Ferreira estiveram à frente dos atendimentos. O projeto “Justiça Itinerante Vai aos Presídios e Unidades Socioeducativas” tem por objetivos levar dignidade e cidadania à população carcerária do estado, possibilitando a reintegração futura dessas pessoas à sociedade após cumprirem suas penas. O programa Justiça Itinerante, ao qual o projeto que vai às unidades prisionais e socioeducativas do Rio está ligado, é coordenado pela desembargadora Cristina Tereza Gaulia.

FS/IA