Autofit Section
Podcast “Vozes e Direitos” explica como o apadrinhamento pode transformar vidas de crianças e adolescentes em acolhimento
Notícia publicada por Secretaria-Geral de Comunicação Social em 03/11/2025 16h53

 

Imagem do juiz Sérgio Luiz Ribeiro e Carlos Roberto Laudelino durante gravação do podcast

Da esquerda para direita, o juiz Sérgio Luiz Ribeiro, titular da 4ª Vara da Infância e da Juventude da Capital; e Carlos Roberto Laudelino vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) lançou nesta segunda-feira, três de novembro, o novo episódio do podcast Vozes e Direitos, que aborda o tema Apadrinhamento. Trata-se de uma iniciativa que aproxima a sociedade de crianças e adolescentes que vivem em abrigos e têm poucas chances de retornar às suas famílias de origem ou de serem adotados.

O episódio conta com a participação do juiz Sérgio Luiz Ribeiro, titular da 4ª Vara da Infância e da Juventude da Capital, idealizador do projeto Apadrinhar, e de Carlos Roberto Laudelino, vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A conversa revela histórias reais e emocionantes de transformação, além de explicar as três modalidades de apadrinhamento: provedor, prestador de serviço e afetivo.

Segundo o juiz Sérgio Luiz Ribeiro, o apadrinhamento “é uma opção entre a adoção e não fazer nada”, e oferece à sociedade diferentes formas de colaborar — desde apoio financeiro até a convivência direta com crianças e adolescentes em situação de acolhimento. “O apadrinhamento é mágico, porque trabalha com o que há de mais transformador: a afetividade”, afirma o magistrado.

Já para Carlos Laudelino, que há mais de duas décadas atua com acolhimento institucional, o impacto é visível: “Muitos adolescentes chegam fragilizados, sem perspectiva. Quando são apadrinhados, descobrem talentos, retomam sonhos e aprendem a acreditar em si mesmos. ”

O episódio também esclarece dúvidas frequentes, como as diferenças entre adoção e apadrinhamento, os critérios para participar e o papel das empresas como madrinhas sociais.

O episódio completo de Vozes e Direitos está disponível no Youtube e no Spotify.

O “Vozes e Direitos” tem como proposta esclarecer como a Justiça atua na prática, quais direitos podem ser exercidos em cada situação e como buscar apoio e orientação junto aos serviços oferecidos pelo Tribunal. A produção é da Secretaria-Geral de Comunicação Social do TJRJ (SGCOS).

SM/IA