Autofit Section
Órgão Especial promove três juízes a cargo de desembargador
Notícia publicada por Secretaria-Geral de Comunicação Social em 03/11/2025 16h39

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) promoveu, nesta segunda-feira, dia 3 de novembro, os juízes Alessandro de Oliveira Felix (titular da Vara de Registros Públicos), Rossidélio Lopes da Fonte (da 36ª Vara Cível da Capital e presidente da Associação de Magistrados do Estado do Rio de Janeiro - Amaerj no biênio 2014-2015) e Ana Paula Monte Figueiredo Pena Barros (Auditoria da Justiça Militar) ao cargo de desembargador. A solenidade de posse  será às 17h no Plenário Ministro Waldemar Zveiter.

O juiz Alessandro de Oliveira Felix foi promovido pelo critério de merecimento, na vaga do desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira (presidente do Tribunal no biênio 2021-2022).

A promoção do juiz Rossidélio Lopes foi pelo critério de antiguidade, decorrente da aposentadoria da desembargadora Adriana Lopes Moutinho Daudt D’Oliveira.

Já a juíza Ana Paula Barros foi promovida para ocupar a vaga da desembargadora Elizabete Alves de Aguiar por merecimento.

Também foram votados os juízes Guilherme Pedrosa Lopes, José Guilherme Vasi Werner, Daniela Ferro Affonso e Paula Fernandes Machado.

Alessandro de Oliveira Felix

O magistrado completará 27 anos de magistratura no próximo dia 19 de novembro. Alessandro de Oliveira Felix ingressou no TJ-RJ pelo 30º Concurso. Atuava na Vara de Registros Públicos e presidia o Fórum Permanente de Direito Notarial e Registral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj).

Rossidélio Lopes da Fonte

O magistrado ingressou no TJRJ em 30 de janeiro de 1995, pelo 22º Concurso. O juiz Rossidélio Lopes coordenou a Central de Mandados das Varas Cíveis e Empresariais do Tribunal, era titular da 36ª Vara Cível da Capital e presidiu a Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj) de 2014 a 2015.

Ana Paula Monte Figueiredo Pena Barros

Formada em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Ana Paula Barros foi defensora pública de 1994 a 1997. Ingressou na Magistratura fluminense em 1998, pelo 28º Concurso. Atuou na Auditoria da Justiça Militar e como juíza auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça e da Presidência do TJRJ no último biênio.

SV/SF