Mês da Consciência Negra: Tribunal de Justiça promove série eventos em novembro
Mural, localizado Largo de São Francisco da Prainha, em homenagem a Hilário Jovino, considerado o primeiro mestre-sala e uma figura importante do carnaval carioca
As celebrações pelo mês da Consciência Negra começam neste sábado, dia 1º de novembro, no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). Na data, a partir das 9h, o Núcleo de Atenção e Promoção à Justiça Social (Napjus), integrado pelos Comitês de Promoção da Igualdade de Gênero e de Prevenção e Enfrentamento dos Assédios Moral e Sexual e da Discriminação (Cogens), promove a VI Trilha da Memória na Região Portuária da cidade. Ao evento se junta a V Caminhada Negra, iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), com apoio da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj).
A Trilha da Memória é realizada com apoio de diversos parceiros, como a Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra no Brasil da OAB/RJ e o Instituto dos Pretos Novos.
O passeio vai percorrer ruas e locais que viraram marcos – e alertas importantes – de um período triste da história de formação do país e do povo brasileiro, a escravidão. A caminhada começa pela Praça Mauá e segue para a Igreja de São Francisco da Prainha, Painel Hilário Jovino, Casa da Escrevivência, Largo de São Francisco da Prainha, Pedra do Sal, Mirante do Morro da Conceição, Jardim Suspenso do Valongo, Largo do Depósito, Espaço Cultural Casa da Tia Ciata (externo), Mercado de Escravizados, Cais do Valongo e Cais da Imperatriz, Docas Pedro II, Praça da Harmonia e a Revolta da Vacina e Cemitério Pretos Novos.
A jornada começa às 9h, na Praça Mauá, tendo como ponto de encontro o Museu de Arte do Rio – MAR. A visitação, que será guiada pela servidora do TJRJ Tatiana Lima Brandão, também historiadora e turismóloga, dura cerca de 2h30, percorrendo cerca de 2,5 quilômetros.
A Trilha da Memória e a Caminhada Negra iniciam as atividades que só terminam no dia 28 de novembro e mobilizam, além do Napjus e dos Cogens, o Núcleo de Promoção de Políticas Especiais de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar (Nupevida), o Centro Cultural do Poder Judiciário (CCPJ) e o Museu da Justiça.
Programe-se!
CCPJ
6/11 - Lançamento do livro Porque para nós tem chão, tem caminho, organizado por Angela kimbangu, presidente da Associação da Advocacia Preta do Rio de Janeiro.
Tribunal do Júri Histório, Rua Dom Manuel 29, às 18h
27/11 – Palestra “Vozes Negras: Considerando e Resistência”, com Dr. Paulo Castro, presidente da Comissão de Direitos Humanos do IAB e Vitor Hugo Monteiro Franco, pesquisador do Observatório Felippe de Miranda Rosa/CCPJ).
Espaço Cultura na Justiça, Edifício Desembargador Caetano Pinto de Miranda Montenegro, Rua Dom Manuel, 29, térreo - Centro, às 18h
28/11 – Palestra “O Avesso da Pele” com o escritor Jeferson Tenório
Auditório Nelson Ribeiro Alves, Fórum Central, Rua Dom Manuel s/nº, Centro, às 18h
Napjus/Cogens
3 a 10/11 – III Mostra Artística e Literária dos Cogens. O objetivo é divulgar os princípios e práticas do Judiciário fluminense na prevenção e no enfrentamento dos assédios moral e sexual e da discriminação, além de promover a igualdade de gênero.
Museu da Justiça, Salão Nobre, Rua Dom Manuel 29, Centro, das 11h às 17h
13/11 – Ciclo Permanente de Palestras “Justiça com Perspectiva de Gênero e Raça: 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra meninas e mulheres”. Palestrantes professora Márcia Nina Barbosa (PUC-Rio) e Doutora Milena Afonso, coordenadora do Programa de Direito à Vida e Segurança Pública do Observatório de Favelas
Auditório Desembargador Joaquim Antônio Vizeu Penalva Santos
Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), Rua Dom Manuel 25, Centro, das 10h às 12h
14/11 – Lançamento do “Painel da Demografia Étnico – Racial do TJRJ: a importância da produção de dados para promoção da equidade no Sistema de Justiça”
Auditório Desembargador Joaquim Antônio Vizeu Penalva Santos
Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), Rua Dom Manuel 25, Centro, das 16h às 18h
24/11 – Lançamento da Cartilha Acesso à Justiça em Pretuguês: Linguagem simples e antirracista
Auditório Desembargador Joaquim Antônio Vizeu Penalva Santos
Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), Rua Dom Manuel 25, Centro, das 16h às 18h
25/11 – Seminário sobre as decisões da Corte Interamericana de Direitos Humanos
Auditório Desembargador Nelson Ribeiro Alves
Fórum Central, Rua Dom Manuel s/nº, Centro, às 10h às 12h
27/11 – Exposição Joel Rufino
Museu da Justiça
Rua Dom Manuel 29, Centro, das 14h às 16h
Nupevid
27/11 – Evento “Mulheres Negras na Sociedade Brasileira”
Auditório Desembargador José Navega Cretton
Fórum Central, Rua Dom Manuel s/nº, Centro, das 9h às 13h
FS/IA
Foto: Rafael Oliveira/TJRJ