Autofit Section
TJRJ sediará abertura do IV Encontro Nacional da Rede de Recuperação de Ativos
Notícia publicada por Secretaria-Geral de Comunicação Social em 17/10/2025 16h46
Evento será promovido pelo Ministério da Justiça e pela Polícia Civil do Rio de Janeiro 

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) sediará a abertura do IV Encontro Nacional da Rede de Recuperação de Ativos – Recupera no dia 21 de outubro. O encontro tem como objetivo promover a integração, o intercâmbio e a troca de experiências entre titulares das Unidades de Recuperação de Ativos das Polícias Civis de 27 unidades da federação, de representantes dos Grupos de Recuperação e Lavagem de Dinheiro (GRALs) da Polícia Federal, integrantes dos Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizados (Gaecos), dos Ministérios Públicos estaduais e membros  dos Poderes Judiciários federais e estaduais.

O evento acontecerá no Tribunal Pleno, a partir das 9h30, e a sessão solene de abertura será realizada pelo presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Couto de Castro, além de diversas autoridades ligadas à área de Segurança Pública de todo o país e do Poder Judiciário.

Promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e pela Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, o evento contará com a apresentação de  painéis e compartilhamento de boas práticas para a recuperação de bens adquiridos pelo crime organizado ou de transações ilícitas. Um dos temas a serem abordados é a integração entre o Poder Judiciário e o Ministério Público na recuperação desses ativos.

Rede Recupera

Nessa cadeia de troca de experiências, fomentando o sucesso da recuperação de bens adquiridos ilicitamente, o papel do Poder Judiciário é fundamental para a atuação eficiente da Rede Recupera, que visa à identificação, apreensão, administração, alienação e destinação de ativos relacionados à prática ou ao financiamento de infração penal. Envolve as três esferas de órgãos ligados à Segurança Pública.

Durante reunião entre representantes do Ministério da Justiça, do Ministério Público e da Polícia Civil, ficou acertado que o TJRJ sediaria o início do evento.

Programação

Credenciamento: das 9h às 9h30m

Abertura: das 9h30 às 10h30

Painéis: das 10h30 às 12h30m

Intervalo para almoço: das 12h30 às 14h

Coffee Break: das 16h às 16h30m

Encerramento: 18h

PF/ SF