Roda de conversa sobre arte e tecnologia e troca de livros no Museu da Justiça
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), por meio do Museu da Justiça, preparou, para próxima semana, mais uma série de atividades gratuitas abertas ao público. Confira abaixo a programação.
20 de outubro – segunda-feira
Diálogos que Inspiram – Arte e Tecnologias Emergentes
O Museu da Justiça, por meio da iniciativa do Setor de Produção e Educação Patrimonial, convida para a roda de conversa Diálogos que Inspiram - Arte e Tecnologias Emergentes, em celebração ao 16 de outubro – Dia da Ciência e Tecnologia. O evento propõe um diálogo entre as possibilidades de criação artística e as inovações tecnológicas, buscando refletir sobre os impactos da inteligência artificial, da arte digital, dos NFTs e de outras tecnologias na prática jurídica, no mercado criativo e na produção cultural contemporânea.
O evento “Diálogos que Inspiram – Arte e Tecnologias Emergentes” propõe um espaço de interlocução para que especialistas e artistas possam compartilhar saberes e experiências, contribuindo para o entendimento dos desafios e oportunidades que essas inovações trazem para a sociedade.
Para compor a roda de conversa, apresentar diferentes perspectivas, enriquecer o debate e instigar o público foram convidados: a professora de Propriedade Intelectual no INPI e na Faculdade de Direito da UFRJ, Kone Cesário; o artista, pesquisador e educador Gutu Nóbrega; e o artista 2D que atua como animador, editor, diretor e professor, Anderson Cruz. A mediação será realizada pela graduada em Educação Artística com habilitação em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFRJ, Izadora Alves.
SERVIÇO:
Local: Sala Multiuso - Edifício Desembargador Caetano Pinto de Miranda Montenegro. Endereço: Rua Dom Manuel, 29, térreo – Centro, Rio de Janeiro.
Horário: 15h
Informações: museu.sepep@tjrj.jus.br. Para participar presencialmente será necessário realizar inscrição na plataforma Sympla. Capacidade para 54 pessoas.
Clique neste link para fazer sua inscrição.
Haverá transmissão na plataforma Teams. Clique neste link para assistir ao evento virtualmente.
Entrada Franca| Classificação Livre
21 de outubro – terça-feira
Museu Convida Ângela Garrido Crispim com Troca de Livros Niterói
A escritora Ângela Garrido Crispim é a convidada da próxima edição do Convida com Troca de Livros, no Museu da Justiça – sede Niterói. Neuropsicanalista e especialista em relacionamentos, Ângela encontrou na literatura uma extensão de sua escuta clínica, transformando experiências de perdas e recomeços em potência criativa. Em sua estreia literária com o livro “Entre laços e limites”, a autora convida o leitor a refletir, com profundidade e leveza, sobre os vínculos que sustentam – e os que sufocam. Com uma linguagem acessível, provocativa e atravessada por humor, Ângela aborda temas como autonomia, amor-próprio e as fronteiras necessárias em qualquer relação, mostrando que a escrita pode ser também um espaço de cura e liberdade.
O evento contará também com a Troca de Livros, atividade que incentiva a circulação de conhecimento e o acesso à leitura. Os visitantes podem trazer um livro em bom estado e trocar por outro de seu interesse. Além da edição com convidados, a Troca de Livros acontece semanalmente, na entrada dos fundos do Museu da Justiça do Rio de Janeiro, disponibilizando gratuitamente exemplares para troca pelo público.
SERVIÇO:
Museu da Justiça de Niterói – Edifício Desembargador Jalmir Gonçalves da Fonte. Endereço: Praça da República, s/n - 2º andar – Centro, Niterói
Horário: 12h
Clique neste link para acessar a lista de livros disponíveis.
Entrada Franca| Classificação Livre
22 de outubro – quarta-feira
Museu é Arte & Educação convida Tina França
O projeto Museu é Arte & Educação promove uma série de entrevistas mensais com profissionais das artes e da educação, buscando refletir sobre a arte e a educação na sociedade contemporânea. O programa proporciona um espaço de reflexão e de diálogo sobre o indivíduo contemporâneo, a sociedade e o papel da educação no contexto artístico. Tina França é engenheira civil, mestre em economia e professora universitária, com mais de 30 anos de experiência em consultoria empresarial, avaliação de empresas e ativos intangíveis. Atualmente, atua como Head de Consultoria Empresarial e M&A na Rio Capital Wealth Management.
Cantora lírica e produtora cultural, idealizou o FELINI – Festival Lírico de Niterói, e é uma das criadoras do projeto infantil Família Super Notável e autora dos livros infantis "A Menina Descabeluda" e "O Menino e a Formiga".
SERVIÇO:
Local: Museu da Justiça de Niterói - Edifício Desembargador Jalmir Gonçalves da Fonte. Endereço: Praça da República, s/nº, 2º andar – Centro, Niterói/RJ
Horário: 14h
Clique neste link para assistir ao evento virtualmente
Entrada Franca| Classificação Livre
23 de outubro – quinta-feira
Museu Convida com roda de conversa “Saúde Além do Espelho: conversas sobre corpo, mente e qualidade de vida”
O Museu da Justiça abre as portas para a roda de conversa “Saúde Além do Espelho”, em formato híbrido, com transmissão on-line e participação presencial. A proposta é refletir sobre saúde de forma integral, indo muito além da estética, valorizando o equilíbrio entre corpo, mente e qualidade de vida, em um diálogo que une ciência, experiência profissional e vivências cotidianas.
A conversa contará com participação do educador físico Abel Santanna, profissional de Educação Física, treinador de Crossfit e personal trainer; da nutricionista Alexia Rocha, com pós-graduação em Nutrição Clínica, Neurociências e Psiquiatria; da psicóloga Marília Paiva, pós-graduada em Gestão de Pessoas e analista no Serviço de Saúde Mental Ocupacional (SESAM) do Departamento de Saúde do TJRJ; e da fisioterapeuta Veronica Silva, que atua na reabilitação com uma abordagem humanizada e integrativa, associando terapias alternativas à fisioterapia para proporcionar resultados mais completos e significativos aos seus pacientes. A mediação será conduzida pelo arte-educador, ator e mestrando em Artes Cênicas Whiverson Reis, que trará sua experiência para aproximar o público dos convidados e potencializar o diálogo.
SERVIÇO:
Local: Museu da Justiça de Niterói - Edifício Desembargador Jalmir Gonçalves da Fonte. Endereço: Praça da República, s/nº, 2º andar – Centro, Niterói/RJ
Horário: 12h
Entrada Franca| Classificação Livre
Museu Convida com Troca de Livros no Rio especial Mês das Crianças
O programa "Museu Convida com Troca de Livros" celebra o Mês das Crianças, juntamente com o Dia Nacional do Livro (29 de outubro) e a dia Nacional da Poesia (31 de outubro), em uma edição especial dedicada à imaginação e à leitura. Mergulhando no universo infantil, o encontro convida o público a viajar por “outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de ser”, estimulando a fantasia, a criatividade e o prazer de ler.
A edição especial trará os convidados: Maria Luiza Lemos Macieira (9 anos), Arthur Gabriel Marques dos Reis Teixeira (11 anos), Malu Rangel de Azevedo (9 anos), William Varella de Andrade Júnior (13 anos) e Helena Bahamon (8 anos).
O evento contará também com a "Troca de Livros", atividade que incentiva a circulação de conhecimento e o acesso à leitura. Os visitantes podem trazer um livro em bom estado e trocar por outro de seu interesse.
SERVIÇO:
Local: Museu da Justiça do Rio de Janeiro (Salão dos Passos Perdidos) - Edifício Desembargador Caetano Pinto de Miranda Montenegro. Endereço: Rua Dom Manuel, 29, 2º andar – Centro, Rio de Janeiro/RJ
Horário: 12h
Clique neste link para acessar a lista de livros disponíveis.
Entrada Franca| Classificação Livre
IA/ MG