Justiça gaúcha homenageará o TJRJ por ações em enchentes de 2024
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) no biênio 2023-2024, desembargador Ricardo Cardozo, receberá uma homenagem do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) durante o Congresso de Cooperação Judiciária, em Porto Alegre, nos dias 23 e 24 de outubro.
O reconhecimento enfatiza o conjunto de ações conduzidas pelo TJRJ durante a crise climática de 2024 no Rio Grande do Sul, quando o Tribunal fluminense doou 4 mil computadores e articulou, com apoio logístico da Aeronáutica, o envio escalonado dos equipamentos para reerguer serviços públicos em áreas atingidas.
A ideia nasceu no contexto de modernização tecnológica do TJRJ e virou um gesto concreto de cooperação. “Durante a renovação dos equipamentos tecnológicos do Tribunal, surgiu a ideia de contemplar o Rio Grande do Sul, que saía de uma tragédia climática”, lembra o desembargador Ricardo Cardozo.
O magistrado detalha que a ponte institucional foi direta com o Tribunal gaúcho. “A interlocução foi feita via TJRS. O governo daquele estado foi extremamente receptivo. A iniciativa do TJRJ serviu, principalmente, às escolas da capital e do interior gaúcho”.
Sobre a operação, Cardozo sublinha a urgência e o arranjo logístico. “Foram várias reuniões entre as equipes para ajustar a logística, que ficou por conta da Aeronáutica, a nosso pedido. Buscamos envolver todos os atores, considerando a urgência e a calamidade vivida pelo Rio Grande do Sul”.
Ao enviar os primeiros lotes, o ex-presidente do TJRJ sintetizou o propósito do gesto em tom de compromisso público. “Esta doação representou nosso compromisso com a solidariedade e a reconstrução dos serviços essenciais para a população gaúcha”. A ação combinou reaproveitamento sustentável de bens públicos, eficiência administrativa e foco no cidadão. Os computadores revisados foram direcionados para escolas, unidades de saúde e órgãos municipais, ajudando a restabelecer rotinas educacionais, sistemas de informação e atendimento básico em municípios severamente afetados.
FB/SF
Foto: Brunno Dantas/ TJRJ