Autofit Section
Ação de empregabilidade no Fórum de Madureira oferece novas oportunidades
Notícia publicada por Secretaria-Geral de Comunicação Social em 08/10/2025 18h14

Imagem do Fórum de Madureira durante ação de empregabilidade. Pessoas de costas sentadas em cadeiras aguardando atendimento. Ao fundo, funcionários do fórum sentados em mesas.

                                                                            Esta foi a segunda edição da ação de empregabilidade no Fórum de Madureira   

O Fórum Regional de Madureira realizou, nesta quarta-feira, 8 de outubro, uma ação social voltada à empregabilidade e à formação profissional. Durante o evento, cerca de 200 atendimentos foram realizados por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine), da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab), oferecendo encaminhamentos para vagas de trabalho e serviços de capacitação.

O juiz coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Capital - Regional de Madureira, Alexandre José da Silva Barbosa, destacou o papel social da iniciativa. “Essa ação demonstra a visão do Poder Judiciário de se preocupar com as políticas públicas, principalmente sociais, por meio de parcerias. O objetivo é fortalecer o convívio comunitário, despertar a solidariedade e dar a essas pessoas oportunidades de emprego e educação”, afirmou.

A ação ainda contou com inscrições para cursos profissionalizantes oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), ligados à Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), além de oportunidades de retomada dos estudos por meio de parcerias com o Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) e o Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj). Representantes da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Madureira também estiveram presentes para prestar orientações jurídicas.

Novas oportunidades

Mais do que números, a ação foi marcada por possíveis recomeços. Joice Malhado da Silva, de 43 anos, moradora da região, soube do evento na igreja que frequenta e saiu do fórum com dois encaminhamentos para entrevistas. “Uma como operadora de caixa e outra como vendedora. Eu tento não criar expectativas para não ficar ansiosa, mas estou correndo atrás”, contou. Além de dois dos seus três filhos, Joice também divide seu lar com a mãe e vê cada oportunidade como um passo para recomeçar. 

Foto posada de mãe e filho. Ao lado esquerdo, Joice, de camisa preta. Ao lado direito, Renan, de camisa verde

                                       Mãe e filho, Joice e Renan da Silva, conseguiram duas entrevistas de emprego para cada um

Um de seus filhos também participou da ação. Renan Penha da Silva, de 21 anos, acompanhou a mãe com o mesmo objetivo de ampliar as chances no mercado. “Consegui duas vagas, uma on-line e a outra presencial. Também me inscrevi num curso do Senac”, disse o jovem, demonstrando confiança de que essas oportunidades podem se tornar em algo concreto.

Já o idoso José Maurício Ramos Maria, de 64 anos, morador de Vaz Lobo, descobriu o evento por acaso, enquanto acompanhava a esposa em uma audiência. “Eu vim na audiência da minha esposa, só que eu descobri que estava tendo a ação, então aproveitei a oportunidade. Como estou desempregado, fiz minha inscrição no Sine. Eu tenho a necessidade de trabalhar para sustentar a família, e o atendimento foi maravilhoso. Para mim, foi nota 10”, afirmou.

Imagem posada de Andreia Campos.

                                                          Andreia Campos conseguiu uma oportunidade de emprego na Barra da Tijuca com a ação

Para Andréia Campos da Silva, de 42 anos, a participação no evento já rendeu frutos imediatos. “Estou muito feliz porque consegui uma oportunidade de emprego na Barra da Tijuca como operadora de caixa. Fiquei sabendo da ação anteontem e agora estou me sentindo realizada”, comemorou.

VM/IA

Fotos: Brunno Dantas/TJRJ