Painel sobre políticas de segurança pública fecha primeiro dia de seminário
Parte da tarde do primeiro dia de evento teve dois painéis com participação de autoridades de diferentes áreas
“O crime organizado encontra espaço de atuação em diversas esferas e setores”. A declaração do diretor da Área de Direito do Crime Organizado e da Segurança Pública do Centro de Estudos e Debates (Cedes) do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Flávio Marcelo de Azevedo Horta Fernandes, sintetizou o debate do Painel III, intitulado “Segurança Pública e os Impactos na Atividade Econômica do Estado”.
O encontro foi realizado na tarde de quinta-feira, 2 de outubro, no Auditório Desembargador José Navega Cretton, integrando o primeiro dia do seminário “Desafios e Perspectivas Atuais da Segurança Pública”, promovido pelo Cedes. O evento proporcionou um espaço para reflexões aprofundadas sobre o panorama da segurança pública no Rio de Janeiro e no Brasil.
“Não há país desenvolvido sem segurança pública. Esse é um tema essencial, que precisa ser debatido com clareza e tratado com a devida importância”, disse a desembargadora Rosa Helena Penna Macedo Guita ao abordar o tema do Painel IV, "Políticas de Segurança – Entre Avanços e Retrocessos".
A magistrada ressaltou ainda que o seminário tem como propósito reunir autoridades de diferentes áreas. “É evidente que ninguém sairá daqui com uma receita pronta para enfrentar um problema tão complexo e crescente no Rio de Janeiro. O valor desse espaço está justamente na troca de ideias entre representantes de diversos setores da sociedade”, destacou.
O Painel III contou com a participação de autoridades do Estado do Rio de Janeiro, entre elas: o diretor de Relações Institucionais da Firjan e ex-ministro das Cidades, Márcio Fortes de Almeida; o diretor executivo do Instituto Combustível Legal, Carlo Rodrigo Faccio; o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Estado do Rio de Janeiro (Sindcargas), Filipe da Costa Coelho; e o comentarista Roberto Motta.
O primeiro dia do seminário foi concluído com o Painel IV, que contou com a participação do chefe da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCERJ), delegado Fabrício Oliveira; do secretário de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, coronel Marcelo de Menezes Nogueira; e da juíza titular da Auditoria da Justiça Militar, Ana Paula Pena Barros.
VS/ MG
Fotos: Felipe Cavalcanti/TJRJ