Jovens de projetos de inclusão social participam de visita a centro cultural
Participantes dos projetos Começar de Novo, Inclusão Legal, Jovens Mensageiros e Justiça pelos Jovens a uma visita guiada ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), por meio da Secretaria-Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS), promoveu, no dia 26 de setembro, a quarta atividade do Circuito Cultural 2025. A iniciativa levou participantes dos projetos Começar de Novo, Inclusão Legal, Jovens Mensageiros e Justiça pelos Jovens a uma visita guiada ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Centro do Rio.
Ao todo, 21 jovens participaram da experiência, acompanhados por duas técnicas e uma coordenadora da Diretoria de Inclusão e Integração Social (Diiso). A visita foi conduzida pela equipe educativa do CCBB, que apresentou a história do espaço cultural e o valor de seu patrimônio arquitetônico e artístico.
Durante a atividade, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer a trajetória do CCBB, inaugurado em 1989 como símbolo da revitalização do centro histórico do Rio de Janeiro, e que hoje é considerado um dos centros culturais mais visitados e admirados do país. O prédio, tombado e preservado, reúne estilos arquitetônicos variados — do neoclássico ao art déco — e abriga uma programação plural que já recebeu mais de 2.450 projetos nas áreas de artes visuais, cinema, teatro, música e dança.
A ação proporcionou não apenas acesso à cultura, mas, também, um momento de reflexão e interação entre os jovens e os guias, reforçando o compromisso do TJRJ com a promoção da inclusão social e com a valorização da cidadania por meio da arte.
Jovens tiveram a oportunidade de conhecer a trajetória do CCBB
“Essas atividades ampliam horizontes, fortalecem vínculos e reafirmam o papel transformador da cultura na vida dos jovens atendidos pelos nossos programas”, destacou a diretora da Diiso, Renata Rêto.
A iniciativa também dialoga diretamente com a Agenda 2030 da ONU, contribuindo para diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Entre eles, destacam-se o ODS 4 (Educação de Qualidade), ao promover aprendizado e acesso à cultura; o ODS 10 (Redução das Desigualdades), ao incluir jovens de projetos sociais em experiências culturais; o ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), pela valorização do patrimônio histórico e arquitetônico do CCBB; o ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes), por fortalecer a cidadania e a inclusão social; e o ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação), evidenciado pela cooperação entre o TJRJ e o CCBB para a realização da atividade.
SGSUS