Autofit Section
Tribunal aprova 30 candidatos no L Concurso para Magistratura de Carreira
Notícia publicada por Secretaria-Geral de Comunicação Social em 20/09/2025 19h40
Novos juízes, elogiados pelo alto nível de conhecimento jurídico, serão empossados no dia 1º de outubro


O presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Couto de Castro, deu as boas-vindas aos futuros juízes do Tribunal e posou com o grupo e integrantes da Comissão Examinadora do Concurso, presidida pela desembargadora Leila Albuquerque

Foi um concurso difícil. Especialmente aos examinadores para descobrir qual o melhor candidato diante da excelência dos 30 aprovados na última etapa do L Concurso para ingresso na Magistratura de Carreira do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). Os futuros juízes do Judiciário fluminense tiveram seus nomes e notas anunciados na noite da sexta-feira, dia 19 de setembro, no Plenário Ministro Waldemar Zveiter, no Palácio da Justiça, em um momento de emoção e “festa”, como classificou o presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Couto de Castro, que deu as boas-vindas aos aprovados, já com posse marcada para o dia 1º de outubro.

“Para o Tribunal, é dia de festa. E festa porque se tornou difícil aos examinadores descobrir qual o melhor candidato. E isso é muito bom para os candidatos porque, segundo os examinadores, o Tribunal vai ter certeza de que conhecimento jurídico não faltará a todos que aqui estão”, disse o presidente, desembargador Ricardo Couto, que parabenizou os aprovados, seus familiares e amigos pelo apoio dado aos já chamados de “colegas” pelo desembargador.

Presidente da Comissão do L concurso, a desembargadora Leila Albuquerque fez coro aos elogios sobre os candidatos. “O que foi considerado por todos os examinadores foi o nível dos candidatos, principalmente na prova oral. Foi muito alto mesmo. E isso foi uma satisfação. Temos aqui um juiz de Pernambuco, uma juíza de São Paulo, uma do Maranhão, um promotor do Rio, um promotor do Rio Grande do Sul, ou seja, todos do grupo têm uma experiência que vai ser muito útil no trabalho aqui no Tribunal”, comemorou a desembargadora, que coordenou o concurso, que reuniu cerca de 4 mil candidatos inscritos.

O desembargador Ricardo Couto de Castro parabenizou os aprovados na abertura da solenidade e destacou que as portas da Presidência estão abertas a todos

Satisfeito com o resultado, o presidente do TJRJ destacou a boa organização do concurso e a juventude dos aprovados – 12 mulheres e 18 homens. “Muitos são jovens, sim, como ocorre nos concursos hoje em dia. Quando tomei posse, há 33 anos, eu era um garoto, como os que estão aqui. O importante é que todos estão bem qualificados. O Tribunal soube fazer a seleção correta e conta muito com essa turma. É importante que sejam jovens, que cresçam com a magistratura, que amadureçam aqui. E todos são altamente capacitados. Há, com isso, um ganho para a sociedade, um ganho para o Tribunal”.

Compuseram a Comissão Examinadora da segunda etapa do concursos os desembargadores Gabriel de Oliveira Zéfiro, Paulo Wunder de Alencar, Antônio Iloízio Barros Bastos, Regina Lúcia Passos, Edson Aguiar de Vasconcelos, José Muiños Piñeiro Filho, Paulo César Vieira de Carvalho, João Ziraldo Maia, Teresa de Andrade Castro Neves, José Roberto Portugal Compasso, Luiz Roldão de Freitas Gomes Filho, Marcos André Chut, Katya Maria de Paula Menezes Monnerat, a procuradora Patrícia Mothé Glioche Bezé e o advogado Maurício Pereira Faro.
 
Nova etapa da vida


                                                 O promotor João Zacharias, primeiro colocado no concurso, comemorou a aprovação

A aprovação no concurso foi um presente para João Zacharias de Sá, que completou 39 anos nas vésperas do resultado. Mas, passar em primeiro lugar foi, ele reconheceu, um presente especial. Promotor de Justiça concursado do MPRJ desde outubro do ano passado e com atuação na Vara Especializada em Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Veca), João era pura emoção na solenidade de anúncio dos aprovados – realizada após o fim da última arguição da noite.
 
“Eu advoguei por 15 anos no Rio e comecei a criar o desejo pela magistratura. Então, iniciei os estudos para fazer concurso. Fui aprovado no concurso do MPRJ e fui empossado, mas segui estudando para o concurso da Magistratura. Sempre foi um sonho, não posso descrever a emoção que é integrar o Tribunal de Justiça do Rio”, disse, João, que será o primeiro juiz da família, sem tradição no Direito.
 
Emoção também sobrou no colo de Barbara Silva de Oliveira Aneth, 30 anos. Agarrada ao seu pequeno e lindo talismã, a filha Iara, de 11 meses, a mineira, juíza no Maranhão há dois anos, comemorou a aprovação – em segundo lugar – para a magistratura do TJRJ. E, mesmo sem falar, a pequena Iara foi a grande incentivadora de Barbara, além da sua mãe, que é juíza no Piauí. “Eu queria trabalhar em um lugar com boa estrutura para criar minha filha e, também, que pudesse estar mais perto de minha família. O TJRJ é um sonho que eu, antes de engravidar, achava muito distante. Ainda não estou acreditando”, contou.

Incentivada pela família, Barbara também deu e recebeu apoio da amiga que fez ao longo do concurso, a também aprovada Maria Lívia Custódio Rangel, de 25 anos. Paulista, Maria revelou que sempre quis ser juíza.

“Ser juiz é ser imparcial, mas nunca indiferente”, disse Maria, casada com um juiz de São Paulo. E como vai ficar a vida do casal? “A jurisdição no casamento é sempre da mulher”, brincou, antes de dizer que a ideia é tentar ficar em comarca do interior, na metade do caminho dos acessos para trabalho do marido e o dela.
 
Concursos
 
De acordo com o desembargador Ricardo Couto de Castro, os preparativos para o LI Concurso para ingresso na Magistratura de Carreira do TJRJ já estão em curso. Ele revelou que a ideia é realizar, até o final da gestão, um total de três concursos para a Magistratura, provendo um total de 90 vagas de juiz.
 
O presidente do TJRJ destacou, ainda, que o concurso para novos servidores tem previsão de prova para o  fim de janeiro de 2026. A ideia é dar posse a 1.200  aprovados ainda no primeiro trimestre do próximo ano.
 
FS/MB

Fotos: Brunno Dantas/ TJRJ