Autofit Section
Tribunal de Justiça do Rio conquista 2º lugar no Prêmio Inovação do CNJ 
Notícia publicada por Secretaria-Geral de Comunicação Social em 08/09/2025 18h04

Da esquerda para a direita: Marcelo dos Santos, chefe de Serviço de Prospecção e Soluções do IdeaRio; Isa Claudia Maria Torres, assessora do Gabinete para Inovação; Priscilla Mariano Almeida, diretora do IdeaRio; e Fernando Braga Minelli, diretor do DEIND
 

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) foi destaque no Prêmio Inovação do Poder Judiciário 2025, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em parceria com os Laboratórios de Inovação do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1), do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) e do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), o projeto “Eu te vejo!” garantiu a segunda colocação na categoria Gestão Judicial Inovadora, subcategoria Ideias Inovadoras.

A premiação foi anunciada na última quarta-feira (3/9), durante o 5º Encontro Nacional de Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário (5º FestLabs), realizado em Belém (PA). O evento reuniu profissionais de todo o país em torno do tema “Amazônia e inovação: novos caminhos para a Justiça”, com a missão de alavancar o espírito inovador nas instituições, integrando tecnologia, sustentabilidade e criatividade.

Projeto ‘Eu te vejo!’

A iniciativa surgiu a partir de uma proposta da Seção de Gestão Ambiental, Inclusão e Acessibilidade (SEGAIA) do TRE-RJ, sendo posteriormente fortalecido no âmbito da Rede de Inovação Bossa Inova, que reúne diferentes ramos do Judiciário fluminense.

O objetivo do projeto é dar visibilidade e reconhecimento aos auxiliares de serviços gerais dos Tribunais parceiros, destacando o valor do trabalho que realizam para o funcionamento cotidiano da Justiça. Mais do que um prêmio, esse reconhecimento rompe com uma tradição de invisibilidade institucional, evidenciando a importância de valorizar todos os profissionais que contribuem para a prestação jurisdicional, em todas as etapas e funções.

A conquista também reflete o trabalho articulado pelo Fórum Permanente do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (FOJURJ), que vem fortalecendo parcerias interinstitucionais estratégicas e ampliando a cultura de inovação no estado.

Ao ser reconhecido pelo CNJ, o projeto ‘Eu te vejo!’ reafirma a vocação do TJRJ, do FOJURJ e da Rede Bossa Inova para a inovação centrada nas pessoas, mostrando que a transformação institucional não se dá apenas pelo avanço tecnológico, mas também pelo reconhecimento humano e social.
 
SGCON/DEDIF com informações SGGIC

Foto/Divulgação